terça-feira, 6 de agosto de 2013

Prefeitura realiza X Conferência Municipal de Assistência Social

Ontem, dia 05 de agosto no auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia houve a Abertura da X Conferência Municipal de Assistência Social. Representando a Secretária Municipal de Defesa Social, Adriana Accorsi , o Chefe da Divisão de Enfrentamento à Drogadição Vitor Fernando P. Vitoy compareceu e participa até o término. A Conferência tem como objetivo principal a construção conjunta de Política Igualitária e Eficaz que atenda e compreenda as reais demandas da população, segundo informa a Secretária Municipal de Assistência Social Maristela Alencar.















Ato público amanhã(07), comemora os 7 anos da Lei Maria da Penha

Acontece amanhã, 07, a partir das 9 horas, no saguão da Assembleia Legislativa, um ato público pelo aniversário de promulgação da Lei Maria da Penha. Após 7 anos, o que mudou na vida das mulheres? Com o tema: " Se muito vale o já feito, mas vale o que será", representantes dos movimentos de mulheres, parlamentares, lideranças comunitárias estarão lá para se manifestarem.

O momento valerá para que a sociedade conheça o relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional, sobre a violência doméstica no país, que foi divulgado no último dia 25 e que traz  dados alarmantes, dentre eles, o de que o estado de Goiás é o 2° em violência doméstica. O relatório traz também recomendações ao Sistema Judiciário brasileiro e sugestões de mudanças na Lei que ora completa 7 anos, dentre elas a tipificação do feminicídio como agravante do crime de homicídio.

A Delegada Adriana Accorsi, secretária de Defesa Social do município de Goiânia, estará presente no evento porque acredita que é preciso somar esforços no combate a violência doméstica. Quando esteve à frente da Polícia Civil a delegada fez um trabalho com o objetivo de valorizar as mulheres profissionais, porém, muito discriminadas no espaço policial. Promovou mais de 30% delas em cargo de chefia, promoveu o lançamento do livro "Mulheres de Delegacia", que destacou o trabalho de delegadas, escrivães e agentes, e o que fizeram para superar o machismo em seus espaços de trabalho, e criou um grupo de discussão entre as delegadas de todas as Deams do estado, com o objetivo de sistematizar uma coordenadoria, de acordo com a orientação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, no último encontro de delegadas. Como fruto dessas discussões, encaminhou um projeto de lei, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa,  para legitimar as delegacias existentes no estado que só existiam de fato, e consequentemente respaldar o trabalho das delegadas e possibilitar que os recursos federais cheguem até elas. Por último, para informar às mulheres sobre os seus direitos, criou impresso que foi distribuído em todo o estado com as tipificações da violência doméstica e em quais delegacias denunciar.

Na Secretaria Municipal de Defesa Social, Adriana Accorsi, logo que assumiu recebeu as Guardas Civis Metropolitanas, estimulou e deu apoio para que elas se juntassem em prol dos seus direitos. Tem feito um esforço, na perspectiva de colocar mulheres em cargo de chefias, aboliu do plano de cargos e salários(deve ser encaminhado para votação na Câmara Municipal brevemente) o percentual de cotas para as mulheres serem admitidas e implantou na matriz curricular dos cursos de atualização do Centro de Formação e Estudos da Guarda, a disciplina Direitos Humanos, que trata dos direitos da população vulnerabilizada, entre eles os direitos das mulheres.

A programação prevê o resgate da história do movimento de mulheres em Goiás e as conquistas alcançadas, como a criação das Deams, das Secretarias Municipais e Estadual das Mulheres e a mudança na legislação,  por meio das lutas.

As mulheres da Guarda Municipal também estarão representadas pelo grupo de discussão criado com o apoio da secretária Adriana Accorsi.

Texto: Geralda Ferraz