quinta-feira, 10 de maio de 2012

SETOR NOVO HORIZONTE RECEBE AUDIENCIA PARA DISCUTIR SEGURANÇA PÙBLICA


Com a proposta de aprofundar as discussões sobre a segurança no município e apresentar o resultado de todas as etapas do Plano Municipal de Segurança Pública que será adotado nos próximos anos, a Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria de Defesa Social (Semdef) e do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) realiza amanha, dia 11, a quarta audiência pública que contará com a participação expressiva de segmentos organizados da comunidade. Durante a audiência, o secretário municipal de Defesa Social, Alen Vianna, falará sobre a importância deste documento e como estão ocorrendo cada discussão na cidade, cumprindo cada meta estipulada pelo Governo Federal.

Allen Viana explica que o Plano Municipal de Segurança é um documento estratégico que define as políticas públicas para a segurança por um período indeterminado, daí a necessidade de toda a população e dos segmentos organizados da sociedade terem participado de todas as discussões e etapas, já que esse é um plano do município e não de um governo. “Esse plano será construído de forma participativa, respeitando os princípios da colaboração e da gestão democrática, bem como observando as características de Goiânia”, explica Alen Viana.

Seguindo as orientações do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) já realizou esse ano duas etapas do Plano Municipal de Segurança e uma etapa foi realizada no ano passado. Durante as etapas a comissão representativa constitui coletivamente um diagnóstico do município, observando os aspectos históricos, geográficos, demográficos, culturais, econômicos e sociais. Nestas consultas foram detectadas as dificuldades de encontrar informações sobre dados de segurança por falta de um observatório de segurança. Dessa forma, o diagnóstico será feito pautado em informações adquiridas através de dados das corporações de segurança publica da capital.
ETAPAS - A primeira etapa dessa consulta foi realizada em novembro de 2011, no Clube do Povo, na Região Noroeste, a segunda foi na Praça de Esportes do Conjunto Itatiaia, na Região Norte e a terceira etapa foi  no CRCI do Jardim Novo Mundo na região Leste Esses encontros contaram com a participação efetiva da comunidade, representada através de lideranças comunitárias, lideres religiosos, conselheiros tutelares, presidentes e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), associações de moradores, idosos, Cmeis, distritos sanitários, comerciantes, parlamentares, representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, representantes de várias secretarias municipais e integrantes de todas as forças da área de segurança pública como Guarda Municipal, Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros.

GGIM - Para atingir as sete regiões administrativas foi elaborado um pré-calendário onde o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) será levado à população. O GGIM é um fórum deliberativo e executivo na área de segurança pública, que forma a estrutura gerencial local do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nos municípios, garantindo a viabilidade operacional.
Ele foi criado através do decreto n° 513, de 26 de março de 2010, e a partir do decreto n° 1707, de 21 de julho de 2010, foram nomeadas autoridades federais, estaduais e municipais para compor o gabinete. O secretário executivo do GGIM é o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que determinou ao secretário Allen Viana a organização do grupo.

Serviço
Assunto: Gabinete de Gestão Integrada Municipal Promove a Quarta Consulta Popular Sobre Segurança no Setor Novo Horizonte
Data: 11 de Maio (Sexta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Ginásio de Esportes do Setor Novo Horizonte próximo ao Cais Novo Horizonte
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 -8564-2529 e com Ricardo Ribeiro, chefe da Divisão de Promoção de Defesa Comunitária – 8423-0005.

Autor: Wagner Beltrão