quinta-feira, 16 de maio de 2013

Secretaria Municipal de Defesa Social e Guarda Municipal de Goiânia participam de ação educativa na Praça dos Bandeirantes

Equipe da Semdef , Semas e
Rede de Atenção
A Secretaria Municipal de Defesa Social - Semdef e a Guarda Municipal de Goiânia participaram hoje(16), pela manhã, na Praça dos Bandeirantes da panfletagem organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social - Semas, com o objetivo de alertar e conscientizar a população goianiense sobre os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 

A secretária Adriana Accorsi, que é especialista no assunto pela sua atuação, na área da infância e juventude durante mais de 8 anos, quando delegada da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, participou do ato distribuindo panfletos e orientando as pessoas que passavam pelo local. 

Elton Magalhães - comandante da GM
GM Daniel - regente da banda de música
e Adriana Accorsi - Secretária da Semdef
A banda de música da Guarda Municipal participou do evento, apresentando um repertório de músicas que agradou aqueles que passavam pelo local, fazendo uma pausa para ouvir as músicas e receber orientações. Os Guardas Municipais também estiveram presentes colaborando com o policiamento preventivo.


Quem são as vítimas e como identificá-las:




Dados  do Serviço de Proteção e Atenção Especializa a Famílias e Indivíduos (Paefi) - Semas, mostram que no ano de 2012, foram atendidas 125 crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual infantojuvenil, sendo 117 por abuso sexual e oito por exploração sexual. Ainda de acordo com o quantitativo, a maioria dos abusos sexuais ocorreu entre o sexo feminino - 74 meninas contra 51 meninos. As crianças de 0 a 12 anos são as maiores vítimas, contabilizando 101 atendimentos nos Creas contra 24 de adolescentes de 13 a 17 anos.

A coordenadora do Paefi, responsável pelos Creas, Benedita França, afirma que é possível perceber os sinais e sintomas das vítimas. "As crianças ou adolescentes apresentam agressividade, mudança de humor, raiva, perdem a confiança em pessoas adultas, ficam aterrorizadas, deprimidas e confusas, sentem medo de serem castigadas, perdem o amor próprio, têm queda de rendimento escolar e apresentam sexualidade não correspondente a sua idade. Esses sinais não garantem que os menores foram vítimas de algum tipo de violência, mas é preciso ficar atento", alerta.

Ainda segundo Benedita França, de acordo com as estatísticas, a cada dez casos registrados, em oito, o abusador é conhecido da vítima "O perfil dos autores do abuso e exploração sexual, na maioria dos casos, encontram-se no ambiente familiar, são praticados por padrastos, pais, irmãos, tios, avôs e vizinhos. É por isso que precisamos mobilizar, conscientizar e estimular a população de Goiânia para que denunciem suspeitas de abuso sexual. Só assim poderemos romper a cultura do silêncio que permeia essa violência", finalizou a coordenadora. 

No dia 18 de Maio, data que marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Semdef, Semas e SMS participarão juntas  com a Rede de Atenção e o Fórum Goiano de uma mobilização dentro do Parque Mutirama. No local, será montado um estande e serão realizadas Rodas de Conversas e panfletagem com o mesmo objetivo: alertar, mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa de crianças e adolescentes.

Texto: Geralda Ferraz e Roberta Morelli
Fotos: DJ Fox Willian

Diretoria de Políticas sobre Drogas da Semdef investe na capacitação de seus técnicos e da Guarda Municipal enquanto aguarda recursos do programa Crack é Possível Vencer

Izabela Barbosa de Carvalho Santos -
Diretora de Políticas sobre Drogas da Semdef

A Diretoria de Políticas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social vem buscando parcerias com o objetivo de capacitar os servidores técnicos da pasta e os guardas municipais de Goiânia  para o trabalho na prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas. A capacitação é realizada pelo Centro Regional de Referência-CRR da Universidade Federal de Goiás-UFG, e está previsto no eixo prevenção, do programa do Governo Federal, Crack é Possível Vencer.

Divina Silva -
 servidora técnica
Segundo a diretora de Políticas sobre Drogas da Semdef, Izabela Barbosa de Carvalho Santos, a capacitação é gratuita, os cursos são presenciais e destinam-se a profissionais das redes de atenção à saúde e de assistência social, bem como da Segurança Pública, Poder Judiciário e Ministério Público que trabalham no atendimento a usuários de crack e outras drogas.  O curso de capacitação  foi realizado para duas turmas nos meses de março - entre 07 a 22 - e abril - entre 18/04 a 03/05. Onze profissionais entre técnicos e guardas foram capacitados nas duas edições. Estão previstas novas capacitações para os próximos meses, e novas vagas serão oferecidas.
1ª turma de capacitação de profissionais - março/2012

2ª turma - equipe da Semdef  e Guarda Municipal - abril/2013
Secretaria Municipal de Defesa Social  no programa "Crack é Possível Vencer"

O programa "Crack é Possível Vencer" foi lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2011. Ele está organizado em três eixos temáticos: Prevenção, Cuidado e Autoridades. Para que Goiânia receba os recursos previstos, o programa exigiu a criação de um Comitê Gestor, que englobasse as diversas secretarias com o objetivo de discutir e posteriormente aderir ao programa referido a partir de um Plano de Ação local. 

O Comitê Gestor foi criado, estabelecendo que haveria reuniões mensais e um diálogo permanente entre as secretarias envolvidas. No dia 24 de abril último, o Plano de Ação local foi submetido ao Governo Federal , através dos trâmites exigidos e agora aguarda os encaminhamentos  que estipulará o valor do recurso destinado ao município e ainda os equipamentos que serão disponibilizados. O tempo previsto para os encaminhamentos são de 30 dias contados a partir da data da apresentação do documento. Para Izabela Barbosa, a expectativa é grande, uma vez que vários projetos foram criados e estão aguardando agora os recursos para o início dos trabalhos.

Texto: Geralda Ferraz
Fotos: Acervo da Semdef