sexta-feira, 12 de agosto de 2011

MAURO RUBEM PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA




A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef) realizou, no Paço Municipal, a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), projeto que propõe o trabalho conjunto de todos os órgãos responsáveis pela Segurança. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, deputado Mauro Rubem (PT), foi convidado pelo secretário Allen Viana, devido à sua luta para a instalação de um novo projeto de Segurança Pública.

Na ocasião foi apresentado o Plano Municipal de Segurança e foi lançado o Observatório de Segurança Pública, em Goiânia.

O GGIM é uma organização composta por integrantes da Guarda Municipal de Goiânia; da Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Habitação; Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT); Assessoria Especial de Políticas para a Mulher; Assessoria de Políticas para a Juventude; Assessoria Especial de Políticas para a Igualdade Racial; Agência Municipal de Tecnologia; Companhia Metropolitana de Transportes Coletiva (CMTC); Câmara Municipal de Goiânia; Polícia Civil; Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Federal; Corpo de Bombeiros; Agência Brasileira de Inteligência; Defesa Civil Estadual; Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (ACIEG); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Gerência de Integração Polícia e Comunidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás; Juizado da Infância e Juventude; Assembleia Legislativa do Estado de Goiás; e Ministério Público.

Durante a reunião, Mauro Rubem parabenizou o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, e o secretário Allen Viana pela atitude de se preocuparem e se responsabilizarem pela Segurança Pública, mesmo que esta atribuição não seja prevista na Constituição Federal. Para ele, é necessário que se instale um modelo de Segurança Pública baseado em prevenção e integração das forças, inclusive das comunidades, e o fortalecimento da Guarda Municipal, com respeito aos Direitos Humanos. Ele propôs ainda a realização de audiências públicas para envolver toda a sociedade. “A Segurança Pública é a política pública que a sociedade mais clama. Não existe defesa de direitos humanos se não houver segurança para a sociedade”, declarou o deputado.

O representante do Ministério da Justiça, Ernesto Rodrigues, afirmou que a sociedade precisa compreender que a segurança é de responsabilidade de todos e que o gabinete de Goiânia precisa estar fortalecido para realizar uma prevenção e repressão qualificada, com incentivo ao policiamento comunitário, e reafirmou a importância das audiências públicas para que a população também assuma a responsabilidade sobre a Segurança Pública.

Na ocasião, o secretário ressaltou a importância de se instalar, em Goiânia, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal, que articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção, a valorização dos profissionais da área, reestruturação do Sistema Penitenciário e o combate à corrupção policial.

Convocando todos os integrantes do GGIM, Allen Viana declarou que as ações discutidas devem sair do papel e não ficar apenas em fóruns de discussões. “O Plano Municipal de Segurança de Goiânia será cumprido”, enfatizou. Além disso, o secretário da Semdef afirmou que a Guarda Municipal de Goiânia é qualificada, com 45% do efetivo com curso superior, e, “proporcionalmente, Goiânia tem mais guardas municipais do que policiais militares em todo o Estado de Goiás”, alertou o secretário da Semdef.


Fonte: Assessoria de Comunicação http://www.assembleia.go.gov.br/noticias/ver/id/102559/tipo/geral/mauro+rubem+participa+do+lancamento+do+plano+municipal+de+seguranca

GGIM REÚNE-SE PARA DISCUTIR SEGURANÇA PÚBLICA



 
Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) faz sua primeira reunião para criação do Plano Municipal de Segurança Pública

O Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) – criado pelo prefeito Paulo Garcia através do Decreto n° 513 de 2010, composto por integrantes das três esferas de governo e órgãos ligados à segurança pública do município – realiza sexta-feira, 12, sua primeira reunião para discutir a implantação do Regimento Interno do Colegiado, Plano Municipal de Segurança e a criação do Observatório de Segurança Pública em Goiânia.

Fazem parte do GGIM representantes da Guarda Municipal de Goiânia; Secretaria Municipal de Habitação; Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria de Esporte e lazer; Secretaria de Educação; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Agência Municipal de Transito, Transportes e Mobilidade (AMT); Assessoria Especial de Políticas para a Mulher; Assessoria de Políticas para a Juventude; Assessoria Especial de Políticas para a Igualdade Racial; Agência Municipal de Tecnologia; Companhia Metropolitana de Transportes Coletivo (CMTC); Câmara Municipal de Goiânia; Policia Civil; Policia Militar; Policia Rodoviária Federal; Policia Federal; Corpo de Bombeiros; Agência Brasileira de Inteligência; Defesa Civil Estadual; Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (ACIEG); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Gerência de Integração Policia e Comunidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás; Juizado da Infância e Juventude; Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e Ministério Público.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Allen Viana, essa primeira reunião de trabalho servirá para preparar os agentes de segurança na criação do Observatório de Segurança Pública que visa à implantação do mapa da violência em Goiânia e com isso detectar os bairros que necessitam de mais investimentos em policiamento, iluminação pública, intervenção no trânsito, entre outras ações, explica.

Viana salienta que esses órgãos de segurança vão trabalhar em harmonia com Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e fortalecer, democraticamente o Gabinete de Gestão Integrada nos três níveis de governo, para: promover as atuações conjuntas e coordenadas dos organismos de segurança pública com entidades públicas e privadas, respeitando e acatando as diretrizes e deliberações dos conselhos de segurança pública.

“A nossa maior expectativa é de ver a cidade inserida no Pronasci. Desejamos brevemente reunir com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, solicitando recurso para a implantação do Observatório e a estruturação da Defesa Civil Municipal’, completou o secretário.

O Pronasci tem a finalidade de articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de combate à violência, envolvendo governo federal, comunidade e as forças policiais.

Mais sobre o Gabinete

O GGIM é um canal de interligação entre todos os órgãos de segurança pública que atuam no município. Tem por objetivo identificar oportunidades que proporcionem a prevenção da violência de maneira integrada, envolvendo os segmentos de segurança pública na criação de propostas e avaliações sobre sua atuação na prevenção e no combate à violência.

Serviço:
Assunto: Primeira Reunião do GGIM
Data: 12 de agosto
Horário: 10 horas
Local: Auditório do Paço Municipal – 6 ° Andar -Setor Louzandes
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524 4090 ou 85642529

Autor: Wagner Beltrão

XEQUE MATE