terça-feira, 19 de novembro de 2013

Clipping 19.11.2013 - Jornal: O Hoje. Curso capacita servidores para o Programa "Crack é possível vencer".


Programa “Crack é Possível Vencer” capacita 300 servidores públicos


Por Geralda Ferraz, da editoria de Defesa Social - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


Formação buscará oportunizar encontro dos profissionais envolvidos na execução de ações nas cenas de uso

Acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro (terça e quarta-feira), durante todo o dia, na Câmara Municipal de Goiânia, o 1º Curso Municipal de Capacitação do Programa “Crack é Possível Vencer”. Formação, que ocorrerá no Auditório Jaime Câmara, visa propiciar a integração das políticas e serviços públicos relacionados ao programa, além de oportunizar o encontro dos profissionais envolvidos na execução de ações nas cenas de uso.

Trezentos servidores passarão pela capacitação. Eles serão divididos em duas turmas. A primeira fará a capacitação no dia 19 e a segunda no dia 20. Participarão do curso, profissionais das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Defesa Social (Semdef) e de Saúde (SMS), bem como da Agência da Guarda Civil Metropolitana (Agcm) e servidores das Polícias Civil e Militar de Goiás. 

O curso terá a abertura oficial às 9h20 com a participação da secretária municipal de Defesa Social, Adriana Accorsi, e de outras autoridades do município de Goiânia e do Estado.

Crack é Possível Vencer
O programa, lançado pelo governo federal, tem como finalidade prevenir o uso do crack, promover a atenção integral ao usuário e enfrentar o tráfico de drogas. Tem por objetivo aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas, por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas, e promover ações de educação, informação e capacitação.

Observada a Lei nº 11.343/2006, o programa reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e garantia de direitos. As ações são organizadas em três eixos temáticos: prevenção, cuidado e autoridade.

A meta é que, ao final de 2014, as redes de atenção à saúde, a assistência social e as ações de prevenção nas escolas tenham sido ampliadas, fortalecidas e, sobretudo, integradas, aumentando e melhorando a capacidade de acolhimento aos usuários de drogas e apoio a familiares; que estas redes contem com profissionais de saúde, educação, assistência social, lideranças comunitárias capacitadas no tema e com programas de prevenção nas escolas em execução; e que espaços urbanos, anteriormente ocupados com cenas de uso do crack, comecem a ser revitalizados, trazendo mais segurança às comunidades.

Serviço
Assunto: 1º Curso Municipal de Capacitação do Programa “Crack é Possível Vencer”
Data: 19 e 20 de novembro de 2013
Horário: todo o dia
Local: Auditório Jaime Câmara, Câmara Municipal de Goiânia (Avenida Goiás, n° 2001, Setor Central)
Contato: 3524-4090 (Izabela Barbosa)