segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Clipping - Portal da Prefeitura de Goiânia - 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil


Dezoito delegados representarão Goiânia na 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil

Delegado(a)s eleito(a)s para a Conferência Estadual
     Aproximadamente 90 pessoas participaram da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que aconteceu na última sexta-feira, 14, na Câmara dos Vereadores de Goiânia.  Com o tema: Proteção e Defesa Civil - Novos Paradigmas para o Sistema Nacional, a conferência abordou as temáticas relacionadas a defesa civil, chamando a atenção das pessoas inscritas para a urgência de se discutir problemas que fazem parte do  cotidiano de nossa cidade. 

     No período da manhã foi realizada a abertura dos trabalhos com a presença de autoridades representantes do Poder Público, da Sociedade Civil, dos Conselhos Profissionais, da Comunidade Científica e de Agentes da Defesa Civil. Logo após foi feita a leitura, seguida da aprovação do regulamento interno da Conferência e por último foram realizadas palestras com especialistas da área, respeitando os eixos propostos pelo Ministério da Integração Nacional: eixo I - Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres que teve como palestrante o capitão BM Hélio Loyola Gonzaga Júnior; eixo II - Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e a Defesa Civil, com a gestora do departamento de fiscalização do CREA-GO, Drª Rosana Brandão; eixo III - Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil, com o major BM Pedro Carlos Borges Lira e finalmente  o eixo IV - Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes, com o superintendente municipal de Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, Juliano Tadeu Moreira Cardoso. A inscrição para escolha de delegados encerrou-se ao meio dia.

No período da tarde o debate foi intenso. Cada grupo discorreu sobre os eixos,  e no final foram retirados 09 princípios e 30 diretrizes. Logo após foram eleitos os 18 delegados, sendo 8 representantes da sociedade civil, 6 representantes do Poder Público e da Defesa Civil e 2 da Comunidade Científica e 2 dos Conselhos Profissionais. De acordo com o coordenador da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Social, apesar do número de participantes ter sido menor do que a prevista, a discussão sobre os temas foi bastante acirrada e de alto nível. A Conferência teve a participação da observadora do Ministério de Integração Nacional, Tânia Teresa Pasqualini. Todos os encaminhamentos feitos na etapa municipal servirão de subsídios para as conferências Estadual, que deve acontecer em março e a Nacional que acontecerá em maio, em Brasília.

Texto: Geralda Ferraz
Fotos: GM Souza