terça-feira, 4 de junho de 2013

Secretária Municipal de Defesa Social participa de atividades preventivas em Goiânia

 A Secretária Municipal de Defesa Social, Adriana Accorsi, participou hoje(03)  de duas ações com o objetivo de capacitar jovens e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Mais de 200 jovens aprendizes ouviam atentamente
a palestra proferida por Adriana Accorsi

Adriana durante a palestra
Debate: Jovem faz pergunta à Adriana
Na II Semana de Arte, Cultura e Saúde, promovida pela Fundação Pró-Cerrado, Adriana Accorsi realizou uma palestra para mais de 200 jovens com o tema " Segurança Pública e Cidadania: Diálogo entre Poder Público e Juventude". Durante a palestra a secretária pode assistir  a um documentário feito pelos jovens aprendizes sobre "Moradores de Rua". Logo após,  durante mais de uma hora, falou à plateia sobre o tema proposto, conscientizando-os sobre o trabalho da Segurança Pública, suas atribuições e a importância da participação da sociedade na formulação de políticas públicas para que possam contribuir na mudança de paradigmas: Da violência para a paz. Observou ainda, que os jovens presentes naquele auditório,  serão  os responsáveis por uma cidade mais humanizada, um mundo preocupado com a sustentabilidade. São eles os  cidadãos do futuro.

Guardas Municipais Femininas e Adriana durante
panfletagem no Aeroporto de Goiânia
Suety - uma das organizadoras da II Semana, ladeada
por Adriana Accorsi e Geralda Ferraz
Depois de ser sabatinada pelos jovens aprendizes, Adriana juntou-se às Guardas Municipais Femininas, que estavam no Aeroporto de Goiânia, conscientizando as pessoas, com a distribuição de adesivos e panfletos, sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O adesivo escrito em Português e em Inglês a frase,  "Lembre-se da lei no Brasil. É proibido ter relações sexuais com crianças e adolescentes", alerta as pessoas, inclusive turistas,  que deverão chegar à cidade, para a Copa das Confederações (Goiânia abrigará a seleção brasileira durante os treinos). A campanha promovida pela Rede de Atenção a Criança, ao Adolescente e as Mulheres em situação de violência, tem a participação de vários órgãos municipais e estaduais, entre eles a Semdef. 

Conscientizar, Educar e Prevenir
A Secretaria Municipal de Defesa Social - Semdef tem entre suas atribuições a articulação e integração de ações e  políticas de atenção a saúde, a educação, a cultura, a juventude e aos direitos humanos. No ano de 2013, vem priorizando o trabalho intersetorial com as demais secretarias do governo municipal e de organizações não-governamentais. Somente no mês de maio,  A equipe da Semdef realizou palestras e oficinas para mais de 500 crianças e jovens, com os temas relacionados à prevenção às drogas.
Segundo a secretária, outra ação que deverá alcançar mais de mil crianças, entre os meses de junho e julho,   será a Campanha Pipa sem Cerol. Seu lançamento deverá acontecer na próxima semana e será realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. As atividades preventivas orientarão os alunos a brincarem de pipa de forma consciente, sem provocar e serem vítimas de acidentes e mortes.

Texto e Fotos: Geralda Ferraz