quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PAUTA DISCUSSÕES NO CLUBE DO POVO




Objetivo é sistematizar um plano de ação com base nas opiniões e sugestões da comunidade


A prefeitura de Goiânia, por meio da Guarda Municipal de Goiânia (AGMGO) e da Secretaria Municipal de Defesa Socia (Semdef), promove audiência de Consulta Popular do Plano Municipal de Segurança de Goiânia nesta quarta-feira, dia 30, às 18h30, no Clube do Povo, localizado no Setor Alto do Vale, na região Noroeste de Goiânia.

O objetivo da audiência é ouvir a comunidade em geral e, após o término da reunião, sistematizar as sugestões e opiniões para a elaboração de um plano de execução local. Segundo o secretário de Defesa Social,  Allen Vianna, esta consulta popular será estendida a todas as regiões da capital.

Para atingir as sete regiões administrativas foram elaboradas um pré-calendário onde o  Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) será levado à população. O GGIM é um fórum deliberativo e executivo na área de segurança pública, que forma a estrutura gerencial local do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nos municípios, garantindo a viabilidade operacional.

Ele foi criado através do decreto n° 513, de 26 de março de 2010, e a partir do decreto n° 1707, de 21 de julho de 2010 foram nomeadas autoridades federais, estaduais e municipais para compor o gabinete. O Secretário Executivo do GGIM é o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que determinou ao secretário Allen Viana a organização do grupo.

Além dos membros do GGIM participarão da audiência pública líderes religiosos e comunitários, comerciantes e empresários, assim como a população geral. Todos contribuirão com propostas e sugestões no plano.

Serviço
Assunto: Gabinete de Gestão Integrada Municipal Promove Consulta Popular Sobre Segurança
Data: 30 de novembro, quarta-feira
Horário: 18h30
Local: Clube do Povo: Avenida. 17-A, PM7, Setor Alto do Vale
Mais informações: Rosa Helena: 9968-5800 ou Diogo Damasceno: 8228-7170


Autor: Luiz Galvão

IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE POLÍTICAS ANTIDROGAS É TEMA DE REUNIÃO COM O PREFEITO PAULO GARCIA


Durante encontro, Paulo Garcia afirma que problema do crack é mais do que uma epidemia é uma 'tragédia do mundo moderno'

A implantação prática do Plano Integrado de Políticas Antidrogas foi o principal assunto tratado na reunião realizada nesta quarta-feira, 30, entre o prefeito Paulo Garcia e membros do Conselho Municipal sobre Políticas Antidrogas (Comad). O encontro, realizado no 6º andar do Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal), contou com a participação de representantes de vários órgãos que integram o Comad, entre eles: o Ministério Público Municipal, Conselho Regional de Farmácia, Conselho Regional de Medicina, Polícia Federal, OAB Goiás, Polícia Militar, PUC Goiás e as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (SME) e Assistência Social (Semas), esta última representada pela própria secretária Célia Valadão. Também fazem parte do Conselho várias organizações não governamentais e associações que militam no campo de tratamento e combate a dependência química.


A reunião foi coordenada pelo titular da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), Arlen Viana, e pela diretora de Políticas sobre Drogas, Dagmar da Silva Ramos. Segundo levantamento da Semas, Goiânia possui hoje entre 70 e 100 crianças em situação de rua e quase 100% desses menores fazem uso de algum tipo de droga. Mas a diretora de Políticas sobre Drogas da Semdef alerta que o problema é ainda maior já que, além da população em situação de rua, existe também um grande número de famílias de baixa renda que convivem com o drama das drogas e do álcool e que não têm para onde encaminhar seus filhos ou outros entes familiares que precisam ser tratados. Segundo ela, somente o Pronto Socorro Psiquiátrico Professor Wassily Chuc, uma das principais unidades da capital que tratam os vários tipos de transtornos psíquico-sociais, possui uma demanda reprimida de mais de 600 vagas.



Tragédia
O prefeito Paulo Garcia fez questão de abrir os trabalhos da reunião e prestar alguns esclarecimentos sobre ações do poder público municipal nesta área. Ele iniciou sua fala lembrando que a questão da dependência química, em especial a do crack, é um problema de toda a sociedade e todas as esferas do poder público. “Acho que o problema das drogas, em especial do crack, é mais do que uma epidemia. É uma grande tragédia do mundo moderno”, salientou Paulo Garcia.



O prefeito destacou que é preciso que haja entre os governos e os diversos setores da sociedade civil organizada um consenso de projetos e ações e que, na luta contra as drogas, é preciso esquecer diferenças partidárias ou qualquer outra que exista em função de um único objetivo: a preservação da vida. “Não há uma solução se não entendermos que as drogas é problema de todos nós. Meu, seu, dos nossos vizinhos, do poder público”, afirmou Paulo Garcia.



De acordo a Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, uma da mais importantes ONGs no estudo e pesquisa de alcoolismo e drogatização do País, os Brasil possui atualmente cerca de seis milhões de dependentes químicos. Desse total, aproximadamente 1,5 milhão seria de usuários de crack.



Avanços
Sobre ações da prefeitura para o tratamento e as políticas antidrogas, o chefe do Executivo Municipal lembrou que a criação da Semdef e do Comad foram grandes avanços para a sociedade goianiense. Porém, Paulo Garcia admitiu que a estrutura desses órgãos ainda é precária, até mesmo para efetiva implantação do Plano Integrado de Políticas Antidrogas. O prefeito explicou inclusive que a Secretaria foi criada recentemente quando já havia sido aprovado o orçamento municipal e que foi necessário uma manobra orçamentária para garantir a manutenção do órgão.



Paulo Garcia também revelou que as verbas federais, embora fundamentais, ainda não são suficientes para dar uma resposta mais rápida ao problema do tratamento de dependentes químicos. Mas o prefeito apontou ações pontuais que mostram a preocupação e o empenho da atual gestão municipal para reverter essa situação. Entre essas ações, está a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no Jardim Novo Mundo, que junto com outros Caps que trabalham especificamente dependentes químicos, irá ampliar ainda mais essa rede de atendimento.



O prefeito também anunciou o envio de recursos do próprio Tesouro Municipal para auxilio ao Hospital Psiquiátrico Casa de Eurípedes, uma das principais unidades do Estado em Tratamento de dependentes químicos.


Autor: Anderson Costa

PAULO GARCIA E CONSELHEIROS DELIBERAM SOBRE PLANO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS

Reunião será realizada nesta quarta-feira, às 9 horas, no auditório do 6° andar do Paço Municipal, no Park Lozandes


O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, se reúne nesta quarta-feira, 29, com representantes do Conselho Municipal sobre Políticas Antidrogas. A reunião, que será realizada no auditório do 6° andar do Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal), tem objetivo de discutir o plano de combate ao crack e outras drogas no âmbito da responsabilidade do Poder Executivo Municipal.

De acordo com a diretora de Políticas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), Dagmar da Silva Ramos, o encontro com o prefeito servirá para  tratar de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Defesa Social. Além disso, o conselho apresentará diagnostico de políticas que podem ser implantadas em Goiânia.

"Um ponto a ser tratado com o prefeito, por exemplo, será a necessidade do acolhimento das crianças e adolescentes que estão em situação de dependência de algum tipo de drogas nas ruas da capital goiana", ressalta. "O prefeito Paulo Garcia já demonstrou tamanha preocupação com o tema, mesmo sabendo da constitucionalidade da competência sobre a segurança pública." Dagmar lembrou ainda que, por parte da Prefeitura, todas as secretarias estão envolvidas para combater as drogas.

Composição
Fazem parte do Conselho Municipal sobre Política Antidrogas e estarão presentes no evento, representantes da Secretarias Municipais de Defesa Social (Semdef), Assistência Social (Semas), Saúde (SMS), Educação (SME), Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público (MP), Polícias Civil e Militar, Câmara Municipal de Goiânia, Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Há também participação dos Conselhos Regionais de Medicina e Farmácia, Associação Amor Exigente, Centro de Prevenção aos Usuários de Drogas Gente Livre, Associação de Combate e Prevenção ao Uso de Drogas, ONG Atitude, dentre outras entidades de classe.


Autor: Mauro Júnio