quinta-feira, 30 de agosto de 2012

COMAD GOIÂNIA APROVA POR UNANIMIDADE POSICIONAMENTO CONTRÁRIO AO PROJETO DE DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL


O posicionamento do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas-COMAD de Goiânia, em sintonia com outros Comads de várias cidades do Brasil, contrário ao projeto de lei que propõe a descriminalização do uso da maconha no Brasil, baseou-se no reconhecimento do equívoco de tal projeto, na contramão da história, pois os países da Europa que tiveram políticas permissivas quanto ao uso de substâncias psicoativas estão revendo esta posição.

As evidências científicas, através de inúmeras e recentes pesquisas, demonstram que uma legislação mais permissiva aumenta o número de usuários e consequentemente o de dependentes químicos destas substâncias psicoativas.

A maconha, particularmente, com o uso cada vez mais precoce pelos jovens, tem seus efeitos danosos para a saúde mental comprovados, afetando a inteligência, a memória e sendo um fator importante de desencadeamento de surtos psicóticos, inclusive esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar, em pessoas susceptíveis.  Foi destacada a prevalência grande de transtornos por uso de drogas lícitas, como o álcool e o cigarro, o que poderia acontecer com a descriminalização do uso da maconha: o aumento de seu consumo na população, particularmente entre os adolescentes e jovens.

Os membros do COMAD - Goiânia alertam também para a associação da maconha com o início do uso de outras substâncias como a cocaína-crack e também o álcool, além disto, discutiu-se o impacto deste comportamento de uso de drogas na violência com seus índices alarmantes e crescentes.

Este tema será pauta das próximas reuniões do conselho quando discutiremos uma ação efetiva de esclarecimento voltada para toda a sociedade sobre o risco de tal projeto.

Vejam neste Blog artigos científicos e outras matérias sobre este tema. Posicione-se, envie sua opinião e publicaremos no http://www.semdef-goiania.blogspot.com.br/

Ø Por Dagmar Ramos, médica especialista em medicina social e em dependência química, Diretora Municipal de Políticas sobre Drogas – Secretaria de Defesa Social – Prefeitura de Goiânia.