quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PREFEITURA REALIZA BLITZ EDUCATIVA DE COMBATE AO CEROL

Blitz é voltada especialmente para motociclista, alertando-o para o uso da antena de proteção contra a linha de pipa com cerol

Um passatempo aparentemente inocente e comum nas periferias das cidades brasileiras vem causando preocupação a quem passa a maior parte do dia sobre uma motocicleta. Usadas para soltar pipas, as linhas com cerol - uma mistura de caco de vidro e cola - causaram uma centena de acidentes no País e, de acordo com Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), 25% foram fatais.


Para alertar o motociclista sobre esse perigo, a Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT), em parceria com a Guarda Municipal (GM), realiza uma blitz educativa de combate ao cerol. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, dia 03, às 10h, na Avenida 4ª Radial, acima da Avenida Laudelino Gomes, no Setor Pedro Ludovico.


Na ocasião, estarão presentes o presidente da AMT, Senivaldo Ramos; o presidente da Agência da Guarda Municipal, Comandante João Augusto França; o presidente do Sindicato de Mototaxistas e Motoboys do Estado de Goiás (Sindimoto), Wilton Lopes Arruda; além de diretores e auxiliares desses órgãos.


Adesivos serão distribuídos aos motociclistas alertando-os para a importância da antena de proteção, um equipamento encontrado nas motos e que pode salvar vidas. Nos adesivos, está escrita a frase "MOTOCICLISTA - Fique antenado, evite acidente com cerol! Utilize a antena de proteção para sua segurança."


De acordo com o presidente da AMT, Senivaldo Ramos, todos os motociclistas devem usar a antena de proteção. “O uso da antena significa vida. E é por este motivo que a AMT desenvolverá esta blitz educativa”, explica.


Para o presidente comandante da GM, João Augusto França Neto, esta ação mostra a parceria que existe entre os órgãos municipais, onde o objetivo maior é a preservação da vida. "Este trabalho visa educar e orientar os motociclistas, com isso o número de acidentes tende cair com esta ação", conclui.


Dados da GM

No período de janeiro a julho deste ano, a Guarda Municipal recebeu 1.121 denúncias de crianças e adolescentes que usavam linha com cerol. Vários materiais foram apreendidos nas regionais da GM, como pipas (250), cerol (369) e artefatos para fabricação (18). Ainda segundo dados da Central de Comunicação Operacional, cerca de 13 menores foram encaminhados aos pais.


Já no ano passado, a GM recebeu 695 denúncias, apreendeu 35 pipas e 180 latas com cerol e 53 menores foram encaminhados aos pais.


Soltar pipa com cerol é crime, denuncie! Ligue no Tele-denúncias: 153


Serviço

Assunto: Blitz Educativa de combate ao cerol

Data: 03/08 (sexta-feira)

Hora: 10h

Local: Avenida 4ª Radial - acima da Av. Laudelino Gomes - St. Pedro Ludovico

Assessoria da AMT: 3524-1211


Paz no trânsito, Paz na vida! Gentileza gera Gentileza!


Autor: Marilane Correntino, com informações de Luiz Galvão