segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Secretaria Municipal de Defesa Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizam ação conjunta em comemoração a Semana da Paz

Portal da Prefeitura de Goiânia
GOIÂNIA NOTÍCIAS

16/09/2013 | 09:38
Semana celebra a paz na Rede Municipal de Educação

Com início no Dia Municipal da Cultura de Paz, 15, a Semana de Educação da Paz será encerrada no Dia Internacional da Paz, 21. Estão programadas, até o momento, atividades em 109 unidades educacionais
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Política Articulada de Educação da Paz (Epaz), celebra, nos próximos dias, a cultura da paz. Seguindo o calendário escolar, o qual estabelece entre os dias 16 a 21 como sendo a Semana de Educação da Paz, escolas e centros municipais de educação infantil (Cmei) promovem ações educativas sobre a temática. Até o momento, estão programadas atividades em 109 unidades educacionais públicas de Goiânia.
Para a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, incentivar e cultivar a paz a partir do ambiente escolar tem grande significado. “Vivemos em um mundo de muita violência. É preciso que as crianças de hoje cresçam com o sentimento de amor e respeito ao próximo para que se tornem cidadãos de bem. Esse é um dos papéis da Educação, que responsável pela construção do caráter e ensino dos bons valores humanos”, ressalta.
Dia da PazDesde ontem, dia 15, Dia Municipal da Cultura de Paz, foram iniciadas as celebrações da Semana da Paz, conforme calendário escolar. A alusão atende à Lei Municipal n° 8.929, de 20 de julho de 2010, que instituiu a data comemorativa e criou o Grupo de Trabalho da Paz (GT da Paz), evolvendo todos os órgãos da administração municipal, articulados pela Secretaria Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
No ano passado, mais de 200 unidades educacionais, entre escolas e Cmei, promoveram atividades junto às comunidades com o objetivo de incentivar a cultura da paz. Passeatas, palestras, brincadeiras, teatros e passeios envolvendo alunos, professores, pais e comunidades foram algumas das ações escolhidas para comemorar a data.
Educação da Paz Política Articulada de Educação da Paz (Epaz) foi instituída em 2011 com o objetivo de promover, articular e integrar iniciativas de prevenção e acompanhamento de conflitos e violência, atuando para consolidar uma cultura de paz. Desde a criação, unidades educacionais da rede municipal têm desenvolvido projetos voltados especificamente para o tema, bem como todas as demais trabalham tais valores inclusos na proposta político-pedagógica, de modo interdisciplinar.
Ações da Semdef e GCMA Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) também realizam ação conjunta em comemoração a Semana da Paz. Iniciativa ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 20, das 8 às 11 horas, no Parque Municipal Bernardo Elis, no Setor Novo Horizonte.
Evento contará com a presença da secretaria municipal de Defesa Social, Adriana Acorsi, do presidente comandante da Guarda Civil Metropolitana, Elton Ribeiro Magalhães. A Banda da Guarda Civil participará da atividade, assim como os guardas municipais que farão a segurança do local e confecção de pipas com cerca de 60 alunos da Escola Municipal Professora Deushaydes Rodrigues de Oliveira. Na programação, há ainda apresentação do grupo de teatro de fantoches e pintura facial.

ServiçoAssunto: Educação comemora Semana da PazData: 16 a 21 de setembro de 2013Local: Unidades educacionaisContato: (62) 3524-5054 / Assessoria de Comunicação da SME

Autor: Juliana Barcelos, da editoria de Educação e Geralda Ferraz, da editoria de Defesa Social
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)