segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Clipping - Rádio Livre - Difusora de Goiânia - Defesa Civil Municipal é assunto no programa Rádio Livre - 16/12/2013

Entrevista do chefe do setor de apoio técnico da Defesa Civil de Goiânia,  Cidicley Santana sobre temporal que atingiu a Grande Goiânia, na noite de quinta-feira (12), e muitos locais tomados por lixo e entulhos jogados ou deixados por populares. Programa Rádio Livre, da Rádio Difusora de Goiânia - 640-AM, com Sueli Ramos e Pe. Jesus Flores


Vídeo Clipping - Jornal da Fonte - 14.12.2013. Bairros da região Norte receberam Frente de Serviços da Prefeitura.


Vídeo Clipping - Brasil Urgente Goiás - 13.12.2013. Defesa Civil faz alerta com chuvas.


Curso de capacitação ministrado pelo Centro de Formação, Estudos e Aprofundamento aos Guardas Civis Municipais de Formosa.

A Guarda Civil Metropolitana através do Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento – CEFEA ministrou o curso de Pistola de Condutividade Elétrica e espargidor de espuma Pimenta para 48 guardas civis municipais de Formosa – Goiás. O curso que foi solicitado pelo comandante de formosa com carga horária de 30 horas aulas, visa preparar guardas municipais de Formosa - Goiás, por meio de saberes teóricos do uso diferenciado da força, da instrução técnica (treinamento) da pistola de condutividade elétrica e spray de espuma pimenta. O Corpo de instrução é formado por Guardas Civis Metropolitanos de Goiânia sendo eles: o GCM - Marcelo Mota de Oliveira e GCM Johnatan César Candido Mendanha. O curso foi ministrado na própria base da GCM na cidade de Formosa encerrou nesta sexta feira, foi bastante elogiado pela corporação da Guarda Civil Municipal de Formosa.
Ementa do Curso: - Conceituação do Armamento (Pistola de Condutividade Elétrica e Spray de Pimenta); - treinamento prático com a pistola de condutividade elétrica a adquirir habilidades de utilizar o armamento com conteúdos pertinentes a: Regras de segurança na utilização, fundamentos da Pistola de Condutividade Elétrica, importância da verbalização, Legislação, normas e procedimentos sobre o Uso Progressivo da força, Prática do ciclo de disparo da Pistola de condutividade elétrica, Sistema de Segurança de Armamento; - O que são equipamentos não letais, O aspecto legal, moral e psicológico de seu uso; - A visão humanística do seu emprego; - Emprego tático do equipamento não letal; - Letal x não Letal – seus riscos e conseqüências (vitimização); -A relação custo x benefício (social e previdenciário); -Equipamentos e munições não letais; -Utilização do equipamento não letal; - Precauções na utilização da pistola de impulsos elétricos; - Estudos médicos sobre a pistola de condutividade elétrica; -Testes de centelha; - Formas de utilização;- Distâncias mais seguras para abordagem do suspeito; -Abertura dos dardos; -Fiação, mira luminosa, verbalização.
A diretora do CEFEA, Valéria Martins diz: Parcerias como esta são muito importantes, pois, nos dão a dimensão da importância deste Centro, além disso, o fato de podermos ajudar outras guardas Municipais do Estado de Goiás é motivo de muito orgulho. Ser o primeiro Centro de Formação atuante de Guardas Civis do Estado de Goiás é um privilégio grande para a categoria da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, mas independente disso precisamos preparar as demais Guardas de nosso Estado, para que elas próprias possam trilhar o caminho da formação e capacitação de seu quadro de operadores de segurança pública.
Texto e Fotos: Valéria Martins.







Visita Técnica no último dia 11 de dezembro às Guardas Civis Municipais de Planaltina e Formosa.

Os Diretores Weder Kenedy dos Reis e Valéria Martins realizaram visita técnica  no último dia 11 de dezembro às Guardas Civis Municipais de Planaltina e Formosa  no estado de Goiás, na ocasião foi apresentado o trabalho desenvolvido tanto pela secretaria de Defesa Social quanto pela Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, os comandantes das respectivas cidades elogiaram o trabalho desempenhado e solicitaram parcerias no sentido de unificar algumas ações. Outro tema discutido foi a capacitação e formação dos guardas civis, onde o Diretor de Ensino Davi da Cidade de Planaltina de Goiás utilizará o modelo do Centro de Formação da Guarda de Goiânia para criar o de Planaltina, já a cidade de Formosa  esta recebendo Capacitação realizada pelo CEFEA no Curso Pistola de Condutividade Elétrica que foi muito elogiado pelo comandante GCM Renato que se colocou a disposição da GCMG. Outro tema debatido foi a prevenção, a violência contra a mulher, a criança e ao adolescente, há previsão de realizarmos um trabalho em conjunto com ambas GCMs neste sentido a partir de janeiro de 2014 visando minimizar a vitimização destas pessoas.






 Texto: Valéria Martins

 Fotos: Valéria Martins