terça-feira, 3 de julho de 2012

REGULAMENTAÇÂO DAS GUARDAS MUNICIPAIS PODE SAIR ESSE ANO

 
As Guardas Municipais poderão ser regulamentadas por lei federal ainda este ano. Essa é a expectativa do Secretario Municipal de Defesa Social, Allen Viana, que participa desde domingo, da Reunião de Diretoria Ampliada do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança e Reunião da Unidade Temática de Segurança Cidadã do Mercocidades. O encontro está sendo realizado na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Em seu discurso Allen Viana, destacou que a segurança é uma preocupação latente em todos os cantos do país. Por isso a preparação, qualificação e formação dos guardas municipais é uma tarefa urgente. “Por esse motivo, estamos na expectativa que seja aprovada a minuta regulatória das guardas municipais do país que está sob análise do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e terá de passar pela presidente Dilma Rousseff e pelo Congresso Nacional. Fomos informados pela Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que dos três Projetos prioritários do Governo Federal a serem encaminhados este ano para aprovação no Congresso Nacional um deles é o Marco Regulatório das Guardas Municipais, tanto o Ministro da Justiça, quanto a Excelentíssima Presidente da República, Dilma Rousseff, deram prioridade ao nosso Projeto”, explica.

Allen acrescentou que também todos os secretários municipais de segurança aguardam para os próximos meses que seja publicada  a Portaria da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, autorizando as Guardas Municipais de todo o Brasil a terem acesso as informações do Infoseg.

Rede INFOSEG

A Rede INFOSEG tem por objetivo a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores, de mandados de prisão, dentre outros entre todas as Unidades da Federação e Órgãos Federais.

A rede nacional integra informações através de uma rede privativa, como também disponibiliza consultas pela Internet, utilizando um índice onde é possível acessar informações básicas de indivíduos. O detalhamento dessas informações é acessado, a partir de uma consulta inicial no índice, diretamente nas bases estaduais de origem, mantendo a autonomia dos estados em relação as suas informações detalhadas.

Assim, a Rede INFOSEG é uma estrutura que integra, através da interoperabilidade, as bases de dados espalhadas por todo o Brasil, mantendo a autonomia da gerência dos dados com o órgão detentor da informação, seja ele estadual ou federal.

A Plataforma da rede nacional também permite a integração de qualquer tipo de sistema, como é o caso das informações de veículos, condutores, armas, cadastros de CPF e CNPJ. O acesso à informação é definido de acordo com o perfil de acesso definido pelo órgão do usuário cadastrado, no caso de Goiânia ficará a cargo da Guarda Municipal.



Autor: Wagner Beltrão