quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Adriana Accorsi prestigia assinatura pelo prefeito Paulo Garcia do Plano de Carreira para servidores da Guarda Civil Metropolitana

 A secretária Adriana Accorsi, o comandante geral da GCM, Elton Magalhães, participaram juntamente com o prefeito Paulo Garcia e demais autoridades do governo municipal, da solenidade, no Paço Municipal, hoje(04), pela manhã, em que Garcia assinou e encaminhou para a Câmara dos Vereadores para passar pela aprovação, o Plano de Carreiras da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. 

Adriana Accorsi, disse que esta é mais uma conquista e cumprimento do compromisso de sua gestão. Desde janeiro, quando tomou posse, a secretária e sua equipe vem trabalhando para a valorização da categoria. Além do Plano de Carreiras, a Guarda Civil Metropolitana teve atendido outras reivindicações como o novo fardamento( em fase de confecção), a mudança da nomenclatura da Guarda Municipal para Guarda Civil Metropolitana e por último e em fase de planejamento a mudança da sede da GCM e da Semdef. 

Abaixo leia a matéria do Portal da Prefeitura de Goiânia.
 
04/09/2013 | 14:40
Documento será encaminhado à Câmara Municipal de Goiânia para apreciação e votação 

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, assinou no final da manhã desta quarta-feira, 04, no Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal), o Projeto de Lei (PL) que institui o Plano de Carreira da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A assinatura do documento, que será encaminhado à Câmara Municipal de Goiânia, define que o órgão passe a contar - a partir da aprovação - com características e atribuições próprias. Evento foi prestigiado por diversos integrantes da comissão que foi instituída para elaborar o projeto, bem como de representantes da categoria.

Após assinar o documento, o prefeito Paulo Garcia agradeceu a compreensão dos servidores da GCM. “Sabemos que foi um processo demorado, mas era necessário que o Plano de Carreira da GCM fosse elaborado com muito cuidado para que não houvesse nenhum tipo de descontentamento, por se tratar de uma importante valorização da administração para com a categoria”. Paulo Garcia reconheceu ainda o fato do projeto ser uma antiga reivindicação dos profissionais da guarda. “Estamos reconhecendo com esse projeto o empenho e a dedicação de todos os integrantes da corporação”, avaliou.

Entre os pontos do Plano de Carreira, a incorporação passará a ter cinco níveis hierárquicos. Deverá cumprir no mínimo quatro anos em cada nível, além de comprovar por avaliações de desempenho e aprovação em cursos a competência para fazer jus à progressão vertical. O plano contempla também a progressão horizontal na carreira a cada três anos de efetivo exercício do cargo para os 1,8 mil guardas. “A carreira única da categoria permitirá a possibilidade de ascensão profissional, por fator de motivação que - sem sombra de dúvidas - resultará em melhor prestação do serviço à população goianiense”, salientou o prefeito.

Para a elaboração do plano de cargos e salários e a carreira dos servidores da GCM, a Comissão Especial de Trabalho instituída realizou amplo levantamento, tendo como base a atuação, planos de carreira, faixa de vencimentos e as principais demandas das guardas municipais em vários municípios brasileiros, principalmente em capitais. “A administração municipal teve com os servidores o compromisso de atender as demandas da categoria, e foi elaborado - junto com representantes de associações, sindicatos e servidores da guarda - um plano com as tendências nacionais e dentro da legalidade e constitucionalidade”, explicou a assessora de Gabinete da Secretaria da Casa Civil e presidente da comissão, Geralda Gonzaga.

De acordo com o presidente da Associação de Servidores da Guarda Civil Metropolitana (ASGCM), Romário Policarpo, a categoria passa a ter um novo ganho. “A conclusão dos trabalhos da comissão superou as expectativas de todos os guardas civis metropolitanos”. Romário revelou que os vencimentos da incorporação passarão do pior salário para ficar entre o quinto melhor entre as capitais brasileiras. “Percebemos, por parte do executivo municipal, empenho para reformular e implantar o Plano de Carreira para os guardas municipais, bem como a valorização do nosso trabalho”,disse.

Além de representantes da Guarda Civil Metropolitana, participaram do ato de assinatura, integrantes da Associação de Servidores da Guarda Municipal de Goiânia e do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia (SindiGoiânia) e os titulares das Secretarias Municipais de Governo, da Casa Civil, de Finanças, de Gestão de Pessoas, de Defesa Social e da Procuradoria-Geral do Município.

Texto Inicial: Geralda Ferraz
Fotos: DJ Fox
Fonte:  Portal de Notícias da Prefeitura de Goiânia
Autor: Mauro Júnio, da diretoria de Jornalismo - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)