quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Adriana Accorsi e servidores da Secretaria Municipal de Defesa Social participam de videoconferência


A secretária Adriana Accorsi participou na noite de terça-feira (5), no auditório da sede regional do Banco do Brasil, em Goiânia, de uma videoconferência realizada pelo Governo Federal que marcou o lançamento oficial do programa “Crack, é possível vencer”.
O programa, que se inicia com um orçamento de R$ 4 bilhões, nasceu de lei federal publicada no dia 7 de dezembro de 2012 com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como de enfrentar o tráfico de drogas.
O objetivo é aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas e promover ações de educação, informação e capacitação.
O Governo Federal irá disponibilizar recursos financeiros a estados, municípios e Distrito Federal, que poderão aderir ao programa assumindo contrapartidas e implementando os equipamentos de saúde, assistência social e segurança pública.
O programa “Crack, é possível vencer” está estruturado em três eixos: Cuidado – que visa o aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários;  Autoridade – que busca o enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas, e Prevenção, cujo objetivo é o fortalecimento das ações de prevenção e redução dos fatores de risco.
Inicialmente ocorrerá a adesão de todos os municípios, de 13 estados, com mais de 200 mil habitantes. Em Goiás, além de Goiânia, serão contemplados os municípios de Aparecida de Goiânia e Anápolis. Para municípios com população inferior a 200 mil habitantes, as adesões ocorrerão a partir de 26 de março.
A videoconferência,  foi presidida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Contou ainda com palestras e explanações de membros do Ministério da Justiça, da Casa Civil do Governo Federal, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Educação. Em Goiânia contou com a presença de diversas autoridades. 
A Secretaria Municipal de Defesa Social esteve representada pela secretária Adriana Accorsi, servidores da Defesa Civil e Guarda Municipal(foto). Adriana esteve na semana passada em Brasília com sua equipe, representando o prefeito Paulo Garcia, no Encontro Nacional de Prefeitos, oportunidade em que foi lançado o programa nacional "Crack, é possível vencer".