terça-feira, 29 de outubro de 2013

Semdef e Semdus integram grupo em encontro na Coréia do Sul sobre cidades sustentáveis

O Banco Interamericano de Desenvolvimento está promovendo entre os dias 30 de outubro e 07 de novembro, em Seul, na Coréia do Sul,  um encontro com um grupo integrado por 13 profissionais do Brasil, Jamaica e Colômbia. Um projeto do BID, denominado "Sustainable Emerging Cities Initiatives" (SECI), numa tradução livre, "Iniciativas de cidades emergentes e sustentáveis", pretende colaborar com algumas cidades selecionadas,  no enfrentamento de diversos problemas urbanos através da aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs. 

Integram o grupo brasileiro,  a secretária municipal de Defesa Social, Adriana Accorsi, o Diretor de Informações Urbanas e Geo Processamento, Flávio Yuaça, e o Diretor de Planejamento e Gestão Sustentável, Sérgio Eduard Wiederhecker,  da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Goiânia. Os três que representam a Prefeitura de Goiânia,  embarcaram ontem(28), para Seul,  e devem estar de volta a capital goiana, no próximo dia 09. 

De acordo com dados do projeto SECI, 550 cidades da América Latina, com mais de 100 mil habitantes estão enfrentando problemas urbanos, tais como: congestionamento, crime e o desastre urbano, juntamente com o rápido crescimento da população urbana. Com o objetivo colaborar na solução desses problemas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID), está financiando o projeto nas cidades que desenvolvem ações a partir dos princípios da sustentabilidade ambiental e as mudanças climáticas; desenvolvimento urbano sustentável e sustentabilidade fiscal e governança. Goiânia está entre elas.

Adriana Accorsi, levou na bagagem,  um relatório minucioso, exigido pelo BID,  com dados relacionadas a Segurança Pública de Goiânia, o projeto de videomonitoramento, que está em fase final de licitação e o projeto Crack é Possível Vencer, que também prevê ações monitoradas por videomonitoramento e já está em fase de implantação. Durante os dias em que ficarão em Seul, o grupo deverá trabalhar em duas frentes, na apresentação dos relatórios individuais e estudos feitos  sobre as realidades específicas das cidades contempladas no projeto e em conhecer "in loco" as experiências com as TICs em cidades da Coréia do Sul. Os treze integrantes estão em viagem com todas as despesas pagas pelo BID.
Texto: Geralda Ferraz
Foto: arquivo da Semdef


Convite - Fórum Mundial de Direitos Humanos do Cerrado.