terça-feira, 10 de maio de 2011

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL CONHECE EXPERIÊNCIA DE DIADEMA EM SEGURANÇA

Cidade paulista tornou-se referência nacional e internacional por reduzir índices de criminalidade e violência com ações integradas entre os órgãos municipais e estaduais e planejamento de ações


O secretário de Defesa Social de Goiânia, Allen Viana, passou o final de semana em Diadema (SP) para conhecer a prática da política de segurança pública implantada naquele município, que virou referência nacional e internacional pela redução nos índices de criminalidade e violência.

"Fui aprender sobre os resultados de Diadema para vermos o que podemos colocar em prática em Goiânia, respeitadas as diferenças entre uma cidade e outra", afirmou o titular da pasta que, em Goiânia, foi criada há apenas três meses.

Acompanhado da diretora do Departamento de Prevenção Primária, Antonia Lúcia Cavalcanti, o secretário goianiense foi recepcionado pelo secretário de Defesa Social de Diadema, Arquimedes Andrade, na sede da Secretaria. Em seguida, a comitiva esteve no gabinete do prefeito Mário Reali, de onde seguiu para a Central de Videomonitoramento e para a sede da Guarda Civil Municipal.

O secretário também conheceu a Operação Força Total da Polícia Militar da região, na Praça da Moça. Depois, visitou os serviços de mediação de conflitos e o Observatório Municipal de Segurança. Em seguida, acompanhou a Operação Integrada de Fiscalização.

"No Observatório de segurança percebemos que os agentes municipais de segurança pública fazem o diagnóstico da criminalidade no município para subsidiar o debate e a construção do plano de ação. São disponibilizados dados e informações, que compilam dados da Polícia e do município para traçar estratégias e direcionar as rondas, como o Mapa da Inclusão/Exclusão Social, o Mapa da violência entre jovens e dados dos órgãos de segurança estadual e de órgãos como IBGE, Seade e Dieese", explica Allen Vianna.

No sábado, o secretário e a diretora visitaram a Nova Naval e conversaram com a equipe do programa Diadema Legal. Em seguida, acompanharam novamente a Operação Integrada de Fiscalização.



Ação integrada 
A Operação Integrada de Fiscalização é uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal, Polícias Civil e Militar e fiscais da Prefeitura. Implantada em 2010, é realizada todas as sextas e sábados, a partir das 20 horas, e aos domingos, a partir das 14 horas, dias de maior movimento. A iniciativa busca ampliar os resultados obtidos com o programa Diadema Legal, que fiscaliza o cumprimento da Lei de Fechamento de Bares às 23 horas, desde a sua criação, em julho de 2002. O Diadema Legal segue sua atuação nos demais dias da semana, com apoio da GCM para garantir a segurança da equipe.

O secretário destacou que tira como experiência as ações implementadas em Diadema, como o mapeamento da criminalidade, o Projeto Adolescente Aprendiz, a integração das polícias Civil e Militar com a Guarda Civil Municipal, a Lei de Fechamento de Bares, a criação do Conselho Municipal de Segurança, o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, a urbanização de favelas, a troca das lâmpadas por outras de vapor de sódio com o objetivo de ampliar a iluminação pública, a instalação de câmeras de segurança, a fiscalização do fechamento de bares e de estabelecimentos irregulares, poluição sonora e comércio informal e o lançamento de campanhas que se tornaram permanentes, como de desarmamento adulto e infantil.

"Tais ações foram implantadas de forma integrada, envolvendo as demais secretarias da Prefeitura, num contexto extenso de modernização das políticas públicas na área de segurança com o aperfeiçoamento do sistema de informação, através do mapeamento e diagnóstico da criminalidade", finaliza Allen Viana.





Autor: Wagner Beltrão