quinta-feira, 28 de junho de 2012

REGIÃO OESTE REALIZA ÚLTIMA AUDIÊNCIA SOBRE PLANO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA




Durante último encontro, secretário Allen Viana defendeu que segurança pública é muito mais do que ostensividade policial e que o fim da insegurança e da violência passa pela integração entre governo, comunidade e entidades não governamentais

Em clima de festa mais de 100 pessoas articiparam na noite de ontem, 27, da última audiência pública para discutir o Plano Municipal de Prevenção da Violência e Promoção da Segurança Pública. A solenidade foi no Centro Pastoral Jesus de Nazareth no Setor Goiânia Viva I, região oeste da capital.

Durante a reunião, o secretário Municipal de Defesa Social, Allen Viana, agradeceu a todos que participaram das sete audiências publicas realizadas nas regiões administrativas da capital e afirmou que segurança é muito mais que ostensividade. “Parabenizo todos os integrantes do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM), os educadores das redes municipal e estadual, artistas populares, esportistas, lideres comunitários, membros dos Conselhos de Segurança, conselhos tutelares, servidores de todas as secretarias do município e principalmente todos que lidam com crianças, jovens e adolescentes. Pois quando os gestores e a comunidade educacional, cultural e esportiva oferecem uma ocupação temos uma nova linha de conduta e isso também é segurança publica”.

Allen Viana acrescentou ainda que segurança é integração de todas as forças e o Plano Municipal de Prevenção à Violência que a comunidade esta ajudando a Prefeitura construir é, profundo, sólido e independe de gestor, porque está sendo construído com a participação popular. “Durante os encontros ouvimos as regiões administravas da capital, onde cada região tem a sua peculiaridade e esse momento é histórico, onde cada membro que participou na elaboração desse documento deve se sentir coparticipe. Vocês estão dizendo o que querem e como querem a segurança da capital. Portanto, todos vocês são os heróis da segurança dessa cidade”, pontuou.



Parceria e União
O presidente-comandante da Agência da Guarda Municipal de Goiânia (GM), João Augusto França Neto, ressaltou que a GM é parceira de todos os órgãos e das corporações de segurança pública. “Nossa meta é ter uma Goiânia + Segura, onde todos os operadores de segurança da Guarda Municipal estejam mais presentes na cidade e coloca-los a serviço da comunidade para contribuir na redução da violência e da criminalidade, com uma nova forma de fazer segurança, mais comunitária, preventiva e participativa”, explicou.


Já o Delegado da Policia Civil, Sidney Costa e Souza, que representou a Secretaria de Segurança Pública de Goiás em todas as audiências, falou que, agora que a epidemia da insegurança se alastrou por todo o Brasil, a própria sociedade tem se mostrado preocupada com o problema e já comunga com o preceito constitucional de que a segurança pública é responsabilidade de todos. “Com isso já se formam movimentos diversos que objetivam maior interatividade com as forças de segurança para uma consequente união de forças de combate ao crime. As associações de moradores e os conselhos de segurança, bem como, as diversas organizações não governamentais já se conscientizam e devem se fortalecer cada vez mais, para ajudar as Polícias, na sua árdua missão de combater o mal e resgatar a ordem”, afirmou.

Apresentações: Na abertura do encontro foi apresentado o Projeto Arte Educação, desenvolvido pela Organização Jaime Câmara e que oferece vários tipos de oficinas de arte com crianças da comunidade. O Padre Francisco Nisoli, pároco do Centro, parabenizou a Prefeitura de Goiânia pela promoção da discussão da segurança publica, com a visão da inclusão social e da família.

Logo em seguida, a Associação Capoeira Movimento, fez uma apresentação com mais de 20 alunos, todos moradores da região. Mestre Washington, coordenador do grupo, falou que esse trabalho voluntario além de atender vários adolescentes e crianças, já formou muitos multiplicadores do esporte. Segundo ele, o slogan do projeto é: “eduquem as crianças hoje para não termos que punir os adultos amanhã”.

Além de varias pessoas da comunidade, também participaram do evento o vereador Clécio Alves; George Di Ferreira, representante da OAB/GO; Maristela Neves Costa, do Distrito Sanitário Oeste; Juarez Mariano do Conselho Tutelar; Leidimar Rebelo Souza. Presidente da Associação em Defesa da Moradia Popular e Inclusão Social (Adempis); Edson Jose Barcelos do Conselho de Saúde; Carlos Antônio Silva do 12º Conseg; Sargento Valdick, do Corpo de Bombeiros de Goiás; Professora Genivalda Cravo, do Projeto EPAZ e representante da Secretaria Municipal de Educação.

Autor: Wagner Beltrão