domingo, 19 de junho de 2011

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL PARTICIPA DO DIA INTERNACIONAL DO SKATE

O circuito da passeata percorrerá a Avenida Goiás e ocuparão a ala leste do Mercado Aberto, na Avenida Paranaíba, que será palco de manobras radicais


Para comemorar o Dia Internacional do Skate, celebrado dia 21 de junho, a Secretaria de Defesa Social (Semdef) participa neste domingo, dia 19, do “Wild the Streets (WITS)”- grande passeata que ocorre, a partir das 14h, com trajeto iniciado na Praça Cívica. Muitos skatistas, profissionais, amadores e simpatizantes, estarão reunidos no local comemorando e incentivando a prática do esporte.

Segundo o coordenador dos skaitistas de Goiânia, Daniel Atassio, o circuito da passeata percorrerá a Avenida Goiás e ocuparão a ala leste do Mercado Aberto, na Avenida Paranaíba, que será palco de manobras radicais. “Queremos aproveitar o evento para elaborar um documento a ser enviado ao prefeito Paulo Garcia, para que construa uma grande pista no novo Parque Mutirama e também em outros parques que vierem a ser construídos em nossa cidade”, ressalta o coordenador.

Para a diretora de Prevenção Primária da Semdef, Antônia Lúcia Cavalcante, a participação da Prefeitura de Goiânia reforça a importância dessas ações. “Estamos juntos nesse evento com os skaitistas goianienses porque queremos incentivar mais os esportes e fazer desses jovens e adolescentes multiplicadores das mensagens que celebram a vida e o combate à violência e às drogas”, afirma a diretora.

Além de Goiânia, outras cinco capitais promoverão simultaneamente o WITS: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.

Histórico
O Skate é um desporto inventado na Califórnia por volta dos anos 60. Era uma época que reinava o surf, mas, para driblar os dias de ondas ruins, os surfistas pegaram as rodas de patins e colocaram em "shapes" (prancha de madeira que serve como base para as manobras), para que assim pudessem surfar em terra firme. O crescimento do "surf no asfalto" se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao esporte chamado skate.

Hoje, o skate é considerado um esporte radical, pelo grau de dificuldade dos movimentos executados. Muitos atletas são profissionais e vivem do esporte, representando muito bem o Brasil em competições internacionais como é o caso da equipe HD Hawaiian Dreams, composta por campeões como Sandro Dias(o Mineirinho), Rony Gomes, Dan Cezar e João Pedro, que vêm apresentando manobras cada vez mais difíceis, superando às vezes os limites da física.

Serviço
Assunto: Comemoração do Dia Internacional do Skate
Data: 19/06 (domingo)
Horário: a partir das 14 horas
Local: Concentração na Praça Cívica
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef (3524-4090 ou 8415-4406)



Autor: Wagner Beltrão