segunda-feira, 28 de maio de 2012

SEMDEF PARTICIPA DE SEMINARIO DO GRUPO DE TRABALHO E ESTUDO DE EDUCAÇÃO DA PAZ


A Diretora Municipal de Políticas Sobre Drogas, Dagmar Ramos, será a palestrante do Modulo “A pedagogia da interação sistêmica como instrumento da Cultura da Paz na Escola”, durante o Seminário realizado hoje, 28, pelo Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz (EPAZ) da Secretaria Municipal de Educação. O encontro é direcionado aos professores da rede municipal de ensino no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.
Dagmar da Silva Ramos é Médica psicoterapeuta, consultora organizacional; membro do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD); Diretora e Fundadora do Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas – IBS Sistêmicas e atualmente é Diretora Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef).

Autor: Assessoria de Comunicação da Semdef

SEMDEF LEVA PALESTRA SOBRE DROGAS A ESCOLAS MUNICIPAIS

Semdef prepara uma programação para todas as escolas municipais de Goiânia receberem este ciclo de palestras, que tem o objetivo de promover de maneira lúdica orientações sobre as drogas ilícitas
A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), através do Grupo de Teatro Anjos da Guarda, realizará o Projeto "Drogas – É Possível Vencer" com uma série de palestras de prevenção às drogas destinadas aos estudantes da Escola Municipal Pedro Gomes Menezes, na Vila Regina. 

A primeira parte do evento acontecerá hoje, 28, com a palestra do farmacêutico especialista em analises clínicas e toxicológicas e mestre em saúde coletiva Edson Arantes Faria Filho. Ele dará orientações sobre drogas lícitas, que são as mais acessíveis, como o álcool e o cigarro. Em seguida, haverá a apresentação do Teatro de Fantoches para os 270 alunos entre 11 e 15 anos do turno matutino. No período da tarde, o grupo apresenta a mesma peça para 230 alunos entre 6 e 11 anos.

No dia 29, a programação começa com apresentação da palestra Grafite X Pichação, para os alunos da manhã e a tarde será realizada a oficina de pintura facial temática sobre drogas, pintura de cartilha e confecção da identidade divertida.

Já no dia 30 os alunos grafitarão o muro da escola e a tarde haverá duas palestras para os 11 professores da instituição, a primeira sobre como lidar com as drogas, com o veterinário Ricardo Wagner Botelho, e segunda sobre o Pakour (Esporte X Drogas), com o guarda municipal Mendonça.

Já na última parte do ciclo de palestras, que será no dia 31, no período da manhã os alunos terminarão de grafitar o muro da escola com temas sobre drogas e a tarde será de recreação e apresentação musical da Banda de Música da Guarda Municipal de Goiânia, sob a regência do GM Daniel Vieira. 

Segundo a diretora de Prevenção Primária da Semdef, Antonia Cavalcante, está sendo feita uma programação para todas as escolas municipais de Goiânia receberem este ciclo de palestras, que tem o objetivo de promover de maneira lúdica orientações sobre as drogas ilícitas, como cocaína, crack, maconha e óxi. "Nossa equipe é formada de vários profissionais preparados para abordar o perigo das drogas, para plateias diversificadas, mas principalmente para os  alunos do ensino fundamental, que é a nossa meta", explica.

Serviço
Assunto: Palestra sobre Drogas com Grupo Teatro Anjos da Guarda
Data: 28, 29, 30 e 31 de maio
Local: Escola Municipal Pedro Gomes Menezes – Rua Manoel Silva, Qd.8, Lt.1, N°290 – Vila Regina
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 ou 8564-2529
Autor: Wagner Beltrão


DEFESA CIVIL MUNICIPAL PARTICIPA DA IMPLANTAÇÂO DO PROGRAMA DE VIGIDESASTRES EM GOIÂNIA

A finalidade do comitê é organizar a atuação do setor de saúde no âmbito municipal buscando consolidar e uniformizar as ações
Será realizada nesta terça-feira, 29, às 9 horas, no Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, no Setor Leste Universitário, a primeira reunião ordinária do Comitê para a Implantação do Programa Vigidesatres no município de Goiânia. A finalidade do comitê é organizar a atuação do setor de saúde no âmbito municipal buscando consolidar e uniformizar as ações por meio da proposição de medidas que atendam os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilitem a redução dos efeitos danosos ocasionados pelos desastres.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Musmanno, o objetivo do comitê é a organização dos serviços buscando acelerar o socorro por meio da integração das ações de atenção básica, vigilância e assistência, de acordo com os conceitos de gestão de riscos para desastres. "Em parceria com a Defesa Civil Municipal vamos identificar e mapear as áreas de riscos e a população exposta e estabelecer protocolos de atuação, com medidas baseadas na gestão de risco a partir das linhas de ações preventivas através do manejo do desastre e recuperação dos seus efeitos no âmbito do SUS", explica.

Já para o inspetor Elizeu Lustosa, coordenador executivo da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), esse programa já existe em nível federal e estadual e agora será implantado no município de Goiânia em caráter permanente para atender as ocorrências o mais rápido possível. "A importância desse comitê é a harmonização das ações desenvolvidas pelo SUS em situações de desastres e evitar sobreposição das ações por diferentes atores dentro e fora do setor de saúde. Também maximizar capacidade de atuação do SUS e fortalecer articulação intrainterinstitucional", justifica.

"Nós vamos implantar o vigidesastres na capital, colocar pra funcionar e assim estaremos atendendo o protocolo  que  é preconizado pelo governo federal  no que se refere a prevenção, preparação e respostas aos desastres naturais e antropogênicos, desenvolvendo assim  uma melhor infraestrutura, agilizando essas respostas em ocorrências de desastres,  buscando uma melhor qualidade de vida para a nossa população", finaliza o inspetor.

Serviço
Assunto: Implantação do Programa Vigidesatres no município de Goiânia
Data: 29 de maio (terça-feira)
Horário: 9 horas
Local: Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, Avenida Universitária n °644 Qd. 107, Lt.03,  Setor Leste Universitário.
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090, 8564-2529
Autor: Wagner Beltrão