segunda-feira, 28 de maio de 2012

DEFESA CIVIL MUNICIPAL PARTICIPA DA IMPLANTAÇÂO DO PROGRAMA DE VIGIDESASTRES EM GOIÂNIA

A finalidade do comitê é organizar a atuação do setor de saúde no âmbito municipal buscando consolidar e uniformizar as ações
Será realizada nesta terça-feira, 29, às 9 horas, no Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, no Setor Leste Universitário, a primeira reunião ordinária do Comitê para a Implantação do Programa Vigidesatres no município de Goiânia. A finalidade do comitê é organizar a atuação do setor de saúde no âmbito municipal buscando consolidar e uniformizar as ações por meio da proposição de medidas que atendam os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilitem a redução dos efeitos danosos ocasionados pelos desastres.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Musmanno, o objetivo do comitê é a organização dos serviços buscando acelerar o socorro por meio da integração das ações de atenção básica, vigilância e assistência, de acordo com os conceitos de gestão de riscos para desastres. "Em parceria com a Defesa Civil Municipal vamos identificar e mapear as áreas de riscos e a população exposta e estabelecer protocolos de atuação, com medidas baseadas na gestão de risco a partir das linhas de ações preventivas através do manejo do desastre e recuperação dos seus efeitos no âmbito do SUS", explica.

Já para o inspetor Elizeu Lustosa, coordenador executivo da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), esse programa já existe em nível federal e estadual e agora será implantado no município de Goiânia em caráter permanente para atender as ocorrências o mais rápido possível. "A importância desse comitê é a harmonização das ações desenvolvidas pelo SUS em situações de desastres e evitar sobreposição das ações por diferentes atores dentro e fora do setor de saúde. Também maximizar capacidade de atuação do SUS e fortalecer articulação intrainterinstitucional", justifica.

"Nós vamos implantar o vigidesastres na capital, colocar pra funcionar e assim estaremos atendendo o protocolo  que  é preconizado pelo governo federal  no que se refere a prevenção, preparação e respostas aos desastres naturais e antropogênicos, desenvolvendo assim  uma melhor infraestrutura, agilizando essas respostas em ocorrências de desastres,  buscando uma melhor qualidade de vida para a nossa população", finaliza o inspetor.

Serviço
Assunto: Implantação do Programa Vigidesatres no município de Goiânia
Data: 29 de maio (terça-feira)
Horário: 9 horas
Local: Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, Avenida Universitária n °644 Qd. 107, Lt.03,  Setor Leste Universitário.
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090, 8564-2529
Autor: Wagner Beltrão


Sem comentários:

Enviar um comentário