segunda-feira, 18 de junho de 2012

DEFESA CIVIL MUNICIPAL E UFG DISCUTEM PARCERIA PARA ELABORAÇÂO DO MAPA DE RISCOS DE GOIÂNIA

Parceria será importante para implantar na capital a Lei nº 12.608, que prevê o incentivo à instalação de centros universitários de ensino e pesquisa sobre desastres e de núcleos multidisciplinares de ensino

A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) realiza nesta terça-feira, dia 19, reunião com os coordenadores do Laboratório de Geografia e Física da Universidade Federal de Goiás (Labogef) para firmar uma parceria na elaboração do Mapa de Riscos de Goiânia e Plano Diretor de Defesa Civil Municipal.

O meio técnico brasileiro (geólogos, engenheiros geotécnicos, geógrafos, urbanistas, hidrólogos e profissionais de defesa civil), que lida diretamente com os problemas associados a áreas de risco, enchentes e deslizamentos, saudou efusivamente a aprovação da Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, recém assinada pela Presidência da República, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC).

Segundo o chefe do Setor de Apoio Técnico da Comdec, GM Cidicley Santana, essa parceria com a UFG será muito importante para implantar na capital essa Lei. “A Lei prevê o incentivo à instalação de centros universitários de ensino e pesquisa sobre desastres e de núcleos multidisciplinares de ensino permanente e a distância, destinados à pesquisa, extensão e capacitação de recursos humanos, com vistas no gerenciamento e na execução de atividades de proteção e defesa civil”.

Cidicley Santana acrescenta que essa moderna legislação é fruto direto das intensas discussões promovidas pelas associações técnicas brasileiras em reação ao recrudescimento das tragédias ocorridas em diversos municípios brasileiros nos últimos anos. “Essa iniciativa coloca o país em um patamar internacional de qualidade no tratamento legal dessa terrível temática. Que essa moderna legislação faça-se agora cumprir nas práticas governamentais em seus vários níveis, federal, estadual e municipal. A propósito, ressalte-se que essa ambicionada legislação apóia-se conceitualmente e estrategicamente em uma abordagem de cunho preventivo, onde se coloca como objetivo maior a eliminação radical das áreas de risco”, explica.


Serviço
Assunto: Parceria da Comdec e Labogef para implantar Lei nº 12.608
Data: 19 de Junho (terça-feira)
Horário: 08h30
Local: IESA - Campos II da UFG, Samambaia, Labogef - sala 16
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 e 8564-2529

Autor: Wagner Beltrão