quinta-feira, 4 de abril de 2013

Guardas Municipais femininas de Goiânia discutem implantação de políticas públicas de gênero na corporação

GMFs Taveira e Valéria ladeando o GM Samuel

As guardas municipais femininas (GMF’s) reunirão amanhã (05), às 16 horas, no Posto de Comando da 2ª Regional da Guarda Municipal, situado na Rua Cruzeiro do Sul, qd. T-01, Lt. 12, Jd. Bela Vista, com o objetivo de sensibilizar as GMF’s a respeito das políticas públicas que garantem os direitos das mulheres.

Desde 1994 as mulheres estão presentes na Guarda Municipal de Goiânia. Antes as vagas eram reservadas apenas aos homens. Assim como em outras áreas, as mulheres lutaram e conseguiram integrarem-se  à corporação. Hoje veem a necessidade de realizar um trabalho no sentido de conscientizar todos os integrantes do órgão, não só as GMF’s sobre os seus direitos. Mesmo com todas as conquistas históricas, as mulheres ainda têm tratamento desigual em seus locais de trabalho.

Segundo as GMFs Selígia e Yanna, a ideia é aproveitar o momento propício, já que hoje o órgão é comandado por uma mulher, Adriana Accorsi, e criar um grupo de discussão e implantação das políticas relacionadas às questões de gênero. A reunião contará com a presença das GMF’s de Goiânia, militantes do movimento de mulheres de Goiânia e uma representante da secretária da Semdef, Adriana Accorsi.

Maiores informações podem ser obtidas com Selígia – 62 8426-7972/ 62 3524-1759 e GMF Yanna – 62 8564-9794 / 62 3524-4080

Geralda Ferraz
Assessoria de Comunicação da Semdef

Guarda Municipal de Goiânia terá novo fardamento


Foi publicado hoje(03), em jornal de grande circulação na Capital, o aviso de licitação - pregão eletrônico n°052/2013, que trata da aquisição do fardamento completo para a Guarda Municipal de Goiânia. O pregão acontecerá por meio de sessão pública eletrônica do Sistema do Banco do Brasil, no próximo dia 18 (quinta-feira), a partir das 9 horas. O fardamento é constituído de camiseta, saia, calça, coturno, distintivo entre outros. 

A notícia foi recebida com entusiasmo pelos integrantes da Guarda Municipal. O presidente da Associação dos Servidores da Guarda Municipal, Romário Policarpo, disse que está feliz por esta e outras conquistas da categoria. Reconhece que o prefeito Paulo Garcia tem cumprido com os compromissos feitos, dentro dos prazos estabelecidos e afirma que até o momento o representante maior do executivo municipal tem atendido  todas as reivindicações da Guarda.

A aquisição do fardamento faz parte do compromisso assumido pela secretária de Defesa Social, Adriana Accorsi, ao assumir a pasta. Além do uniforme, Adriana também se comprometeu  e teve o apoio do prefeito Paulo Garcia, em atender as seguintes reivindicações dos servidores: a mudança da nomenclatura da Agência da Guarda Municipal(AGMGO), para Guarda Civil Metropolitana(GCM) - o projeto de lei para a alteração encontra-se em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia; a construção da nova sede da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Defesa Social, em fase da criação e aprovação do projeto e por último,  a reivindicação mais aguardada pela categoria, a criação do plano de cargos e salários, que está em fase de estudo na Comissão de Elaboração do Plano e posteriormente será encaminhado à Casa de Leis.

Accorsi está empenhada no trabalho à frente da Secretaria Municipal de Defesa Social, além do edital para aquisição do fardamento está em andamento a organização do seminário "O papel do município na Segurança Pública", para o próximo dia 16,  o anúncio do projeto "Goiânia mais Segura", a pactuação do município de Goiânia com o governo Federal do programa Crack é possível vencer; a criação do observatório de Segurança e ainda a participação da Guarda Municipal de Goiânia no curso de formação do programa Crack é possível vencer.

Assessoria de Imprensa - Semdef