quinta-feira, 16 de maio de 2013

Diretoria de Políticas sobre Drogas da Semdef investe na capacitação de seus técnicos e da Guarda Municipal enquanto aguarda recursos do programa Crack é Possível Vencer

Izabela Barbosa de Carvalho Santos -
Diretora de Políticas sobre Drogas da Semdef

A Diretoria de Políticas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social vem buscando parcerias com o objetivo de capacitar os servidores técnicos da pasta e os guardas municipais de Goiânia  para o trabalho na prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas. A capacitação é realizada pelo Centro Regional de Referência-CRR da Universidade Federal de Goiás-UFG, e está previsto no eixo prevenção, do programa do Governo Federal, Crack é Possível Vencer.

Divina Silva -
 servidora técnica
Segundo a diretora de Políticas sobre Drogas da Semdef, Izabela Barbosa de Carvalho Santos, a capacitação é gratuita, os cursos são presenciais e destinam-se a profissionais das redes de atenção à saúde e de assistência social, bem como da Segurança Pública, Poder Judiciário e Ministério Público que trabalham no atendimento a usuários de crack e outras drogas.  O curso de capacitação  foi realizado para duas turmas nos meses de março - entre 07 a 22 - e abril - entre 18/04 a 03/05. Onze profissionais entre técnicos e guardas foram capacitados nas duas edições. Estão previstas novas capacitações para os próximos meses, e novas vagas serão oferecidas.
1ª turma de capacitação de profissionais - março/2012

2ª turma - equipe da Semdef  e Guarda Municipal - abril/2013
Secretaria Municipal de Defesa Social  no programa "Crack é Possível Vencer"

O programa "Crack é Possível Vencer" foi lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2011. Ele está organizado em três eixos temáticos: Prevenção, Cuidado e Autoridades. Para que Goiânia receba os recursos previstos, o programa exigiu a criação de um Comitê Gestor, que englobasse as diversas secretarias com o objetivo de discutir e posteriormente aderir ao programa referido a partir de um Plano de Ação local. 

O Comitê Gestor foi criado, estabelecendo que haveria reuniões mensais e um diálogo permanente entre as secretarias envolvidas. No dia 24 de abril último, o Plano de Ação local foi submetido ao Governo Federal , através dos trâmites exigidos e agora aguarda os encaminhamentos  que estipulará o valor do recurso destinado ao município e ainda os equipamentos que serão disponibilizados. O tempo previsto para os encaminhamentos são de 30 dias contados a partir da data da apresentação do documento. Para Izabela Barbosa, a expectativa é grande, uma vez que vários projetos foram criados e estão aguardando agora os recursos para o início dos trabalhos.

Texto: Geralda Ferraz
Fotos: Acervo da Semdef

Sem comentários:

Enviar um comentário