quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Primeira turma de Defesa Ambiental da Guarda Civil Metropolitana conclui curso de capacitação

Encerrou-se ontem(25), o  primeiro curso de Defesa Ambiental da Guarda Civil Metropolitana. A capacitação foi realizada com os GCMs que trabalham na área ambiental. O curso se fez necessário uma vez que, atualmente,  cerca de 200 guardas prestam serviço de segurança pública ambiental no município de Goiânia, sendo responsáveis pelos 32 parques municipais, nove deles,  com guardas atuando 24 horas. 

Além dos parques, de acordo com dados da Divisão da Guarda Ambiental, estão em sua área de atuação e responsabilidade,   aproximadamente 200 áreas verdes. Entre suas atribuições estão a fiscalização e os cuidados com o meio ambiente, preservando vidas. A prevenção nestes espaços é fundamental, pois, várias dessas áreas são utilizadas pela população para pesca e banho, o que pode acarretar acidentes e mortes. 

O  curso incluiu em sua matriz curricular disciplinas  como Legislação Ambiental, Manejo de animais Silvestres, Primeiros Socorros, Abordagem Tática Ambiental, Direitos Humanos e Grupos vulneráveis, Prevenção e Combate a Incêndios Ambientais, Estatuto da Criança e do Adolescente e Atividades extra classe práticas. 

Segundo a diretora do Cefea, Valéria Martins, o curso de Defesa Ambiental vem atender uma antiga demanda de aperfeiçoamento dos GCMs da Divisão Ambiental, que buscam aprimorar o atendimento ao cidadão goianiense, merecedor das melhores atuações no que diz respeito a segurança pública municipal. Martins afirmou que esse é o primeiro de outros cursos com essa temática, que devem acontecer ainda este ano, de acordo com o calendário do Cefea. O comandante da GCM, Elton Magalhães, elogiou  o trabalho da equipe de educadores do Cefea e  disse que toda a iniciativa que prevê a proteção e valorização da vida e da sustentabilidade do meio em que vivemos deve ser enaltecida.
Texto: Geralda Ferraz
Fotos: Cefea







Sem comentários:

Enviar um comentário