sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Semdef através da Defesa Civil de Goiânia participa de simulado de desastres que acontecerá amanhã(21)

REUNIÃO DISCUTE ÚLTIMOS DETALHES DO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES EM GOIÂNIA

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 20, uma reunião que definiu os últimos detalhes do Simulado de Preparação para Desastres que será realizado neste sábado, dia 21,em Goiânia. A ação – promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, através do Comando de Operações de Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional e da Defesa Civil de Goiânia – será realizada amanhã, às 9 horas, na área de risco da Vila Maria Luíza, na região do Jardim Novo Mundo, em Goiânia.
Todos os órgãos envolvidos no exercício simulado participaram da reunião. Será simulada a evacuação da população da área de risco da Vila Maria Luiza, região de risco real de inundação. Na situação hipotética, uma forte chuva teria provocado a elevação do nível do Córrego Água Branca em mais de seis metros, atingindo diversas moradias. Também constariam registros de desaparecimento de habitantes, desabamento de moradias, ameaça do rompimento de uma receptora de esgoto e o desbarrancamento da encosta do córrego, tudo isso devido à força das águas no local.
A cada chuva forte,  a Vila Maria Luiza realmente sofre os efeitos da elevação dos níveis de água e, apesar de nunca ter vivenciado uma tragédia em decorrência disso, o bairro foi escolhido para a simulação. O Corpo de Bombeiros irá trabalhar em conjunto com escolas e moradores da região, para evitar problemas futuros. Além disso, os procedimentos de evacuação são padrões e podem ser utilizados nas demais áreas de risco de enchentes e inundações.
O evento, de abrangência nacional, está sendo realizado nas principais cidades do País. O objetivo é preparar a população das áreas de risco e os integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para atuação conjunta. Nesse tipo de evento, há o envolvimento dos diversos órgãos no atendimento aos desastres de origem natural, principalmente nas ações de socorro e assistência às vítimas.
Em Goiânia, estão envolvidos no simulado a Secretaria Nacional de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros/Defesa Civil, Polícia Militar, Celg, Saneago, Secretaria da Educação, Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância e Saúde Estadual, Sistema de Meteorologia e Hidrologia de Goiás, Ministério Público, Polícia Técnica Científica/IML, Defesa Civil de Goiânia e Prefeitura.
Fonte: Site do Corpo de Bombeiros de Goiás

Sem comentários:

Enviar um comentário