quarta-feira, 6 de junho de 2012

DEFESA CIVIL MUNICIPAL ALERTA POPULAÇÂO SOBRE USO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO NAS FESTAS JUNINAS

Com a divulgação de alertas, a Comdec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e estimular a adoção de medidas preventivas.

Atento aos riscos de acidentes provocados por fogos de artifício, o secretário-executivo da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), inspetor Elizeu Lustosa, alerta a população para observar os cuidados necessários ao usar produtos pirotécnicos durante as festas juninas que estão acontecendo em toda a cidade. Segundo o secretário, é necessário tomar uma série de medidas preventivas para que não ocorram problemas de grandes proporções.
Elizeu Lustosa destaca que, nesta época do ano, é costume da população, principalmente das crianças, soltar foguetes, bombinhas e balões. "Eles podem provocar acidentes sérios e com grandes prejuízos à comunidade. Além de incêndios, os foguetes e balões oferecem também perigo para o transporte aéreo. Os pais devem permitir somente fogos que não ofereçam nenhum tipo de risco para seus filhos e todos devem se vestir de forma adequada". "Se por ventura optarem por aquisição desses artifícios, que observarem o credenciamento dos vendedores. Os shows pirotécnicos somente devem ser realizados por técnicos credenciados e autorizados por autoridades competentes", alerta.
Entre as recomendações, a Defesa Civil Municipal destaca: seguir as instruções da embalagem; soltar os fogos sob a supervisão de adultos; não reutilizar os fogos que falharam; armazenar os fogos em local frio e seco; nunca atirá-los em direção de outras pessoas ou em lugares fechados, como carros ou residências. Uma das mais importantes recomendações, em épocas de festas, é a de jamais utilizar fogos de artifício após a ingestão de bebidas alcoólicas.
Com a divulgação de alertas, a Comdec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e estimular a adotarem medidas preventivas.
Atenção e Perigo
Os fogos de artifício são um dos itens mais utilizados em festas juninas e podem tornar a festa em tragédia. Nesta época do ano, segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o número de atendimentos por queimaduras costuma dobrar.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Mão (ABCM), 40% dos queimados pelo uso de fogos são menores com idade entre 4 e 14 anos e que uma em cada dez pessoas que manuseiam esse tipo de artefato sofre amputações.
Autor: Wagner Beltrão

Sem comentários:

Enviar um comentário