quarta-feira, 25 de abril de 2012

GGIM DISCUTE IMPLANTAÇÃO DE VIDEOMONITORAMENTO DO PARQUE VACA BRAVA




Após o Parque Vaca Brava, a Prefeitura implantará o serviço de monitoramento na Praça Universitária, onde existe também um grande fluxo de pessoas e carros

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 25, no Paço Municipal, a reunião do Grupo de Gestão Integrado Municipal (GGIM), onde foi discutida a implantação do serviço de videomonitoramento do Parque Vaca Brava.

Segundo a Chefe de Divisão de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), Débora  Cristina inicialmente serão instaladas câmeras de circuito fechado de TV no Parque. “Naquele perímetro já existe um sistema de fibra ótica implantada, o que facilita a execução do projeto”, explicou Débora.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Amtec), Sérgio Kafuri, afirmou que no projeto será construída uma central de videomonitoramento com uma tecnologia integradora. “O município apresenta 69 km de fibra ótica. Essa central representará o local onde teremos uma visão macro da cidade, com todas as informações de câmeras e sensores”, completou o diretor.

De acordo com o Secretário de Defesa Social, Allen Viana, após o Parque Vaca Brava, a Prefeitura implantará o monitoramento na Praça Universitária, onde existe também um grande fluxo de pessoas e carros. “Nesse local há um grande índice de violência e uma praça importantíssima de Goiânia, a Praça Universitária; com uma biblioteca e diversas obras de arte espalhadas pelo local”, concluiu o Secretário.

Após a discussão de implantação do videomonitoramento, foram apresentados os gráficos com estatísticas das três últimas audiências públicas realizadas nas regiões noroeste, norte e leste da capital. Cada encontro apresentou realidades diferentes, mas que convergem para os mesmos problemas. O primeiro gráfico, que mostrou elementos de prevenção, cidadania e cultura da paz, teve como assunto mais abordado os meios práticos de interação social, que possibilitam à juventude escapar de riscos sociais.

O segundo gráfico era sobre criminalidade, drogas e violência. Ele definiu objetivamente os meios de informação e contato com a assistência antidrogas. Já o terceiro gráfico mostrou a segurança urbana, onde 50% das pessoas abordaram a qualidade de elementos básicos, como a sinalização adequada. O quarto gráfico apresentou a integração, gestão e aproximação dos órgãos de segurança pública, saúde e educação nos níveis básicos e ensino médio.

Sobre as participações dos membros do GGIM e da população nas audiências públicas, os organizadores das reuniões afirmaram que, apesar do número geral de participantes ter diminuído, está havendo uma grande procura por parte de líderes comunitários,  que têm participado e contribuído com propostas positivas para a construção do plano municipal de segurança pública de Goiânia. 

“Durante as audiências, não queremos apenas ouvir ideias soltas, mas sim, realizar um debate, onde as pessoas da comunidade expressem sua opinião e façam perguntas e os representantes da segurança pública respondam, apresentando soluções para os graves problemas da segurança em nossa cidade”, finaliza o secretário Allen Viana.

Autor: Juan Miranda – Estagiário de Comunicação da Semdef

quinta-feira, 12 de abril de 2012

PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA PAUTA A TERCEIRA CONSULTA POPULAR NO JARDIM NOVO MUNDO


O objetivo da consulta é construir o Plano Municipal de Segurança de Goiânia, que irá fomentar a administração municipal na busca de soluções contra a criminalidade e violência

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), e o Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizam mais uma audiência pública, desta vez na Região Leste. O evento será realizado nesta quinta-feira, 12, a partir das 18 horas, na Praça George Washington no Jardim Novo Mundo, onde fica localizado o Centro de Referencia em Convivência da Pessoa Idosa (CRCI).

Esse será o terceiro encontro. O primeiro foi realizado na Região Noroeste e o segundo na Região Norte. O objetivo da consulta é construir o Plano Municipal de Segurança de Goiânia, que irá fomentar a administração municipal na busca de soluções contra a criminalidade e violência na capital.


Segundo o secretário de Defesa Social, Allen Viana, essas consultas têm mostrado claramente a necessidade de integrar as ações do Conselho de Cultura de Paz com as ações da Semdef porque é cada vez mais comum esses conselhos serem instrumentos importantes de debate sobre o tema segurança e como trabalhá-lo na prática. "A associação e integração entre os conselhos de segurança (Consegs), a comunidade e a Secretaria de Defesa Social criará um canal importante de diálogo entre esses órgãos, contribuindo para que a cultura de paz seja adotada transversalmente no trabalho da secretaria, além de auxiliar na criação de projetos específicos", comenta. 


"Queremos desenvolver cursos de cultura de paz nas escolas porque acreditamos que a educação tem sido a principal aliada na promoção dessa cultura em nossa sociedade. A partir de um trabalho sólido nas escolas, que valorize a vida, a diversidade, a convivência pacífica e a promoção dos valores da paz, as crianças têm acesso a um universo bastante distinto daquele mostrado pelos meios de comunicação e até pela sociedade à sua volta", explica o secretário.


A primeira etapa dessa consulta foi realizada em novembro de 2011, no Clube do Povo, na Região Noroeste, e a segunda foi na Praça de Esportes do Conjunto Itatiaia, na Região Norte. Esses encontros contaram com a participação efetiva da comunidade, representada através de lideranças comunitárias, lideres religiosos, conselheiros tutelares, presidentes e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), associações de moradores, idosos, Cmeis, distritos sanitários, comerciantes, parlamentares, representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, representantes de várias secretarias municipais e integrantes de todas as forças da área de segurança pública como Guarda Municipal, Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros. 


Para atingir as sete regiões administrativas, foi elaborado um pré-calendário onde o  Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) será levado à população. O GGIM é um fórum deliberativo e executivo na área de segurança pública, que forma a estrutura gerencial local do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nos municípios, garantindo a viabilidade operacional. 


Ele foi criado através do decreto n° 513, de 26 de março de 2010, e a partir do decreto n° 1707, de 21 de julho de 2010, foram nomeadas autoridades federais, estaduais e municipais para compor o gabinete. O secretário executivo do GGIM é o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que determinou ao secretário Allen Viana a organização do grupo.


Serviço

Assunto: Gabinete de Gestão Integrada Municipal Promove a Terceira Consulta Popular Sobre Segurança
Data: 12 de abril
Horário: 18 horas
Local: Praça George Washington (CRCI) Jardim Novo Mundo
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 -8564-2529 e Divisão de Promoção de Defesa Comunitária – 8423-0005

Autor: Wagner Beltrão


quarta-feira, 11 de abril de 2012

COMAD DISCUTE REDE DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS



Evento servirá para conselheiros discutam as ultimas portarias do Ministério da Saúde, que falam sobre a incorporação das comunidades terapêuticas na rede de atenção

O Conselho Municipal Antidrogas (Comad) realiza nesta quarta-feira, 11, reunião ordinária com a finalidade de discutir a implantação da Rede de Atenção à Drogadição na cidade de Goiânia, com foco nas comunidades terapêuticas e a avaliação do 1° Mutirão da Acolhida da Prefeitura, realizado em Março na Praça da Matriz de Campinas.

Segundo a Diretora de Políticas sobre Drogas da Semdef, Dagmar Ramos, esse evento servirá para todos os conselheiros do Comad possam tomar conhecimento e discutir as ultimas portarias do Ministério da Saúde, que falam sobre a incorporação das comunidades  terapêuticas na rede de atenção, inclusive com previsão de  repasses de verbas federais às comunidades que se adequarem ao modelo de atenção preconizado pelo MS. 

Ela destaca a  portaria n° 121, de janeiro de 2012, que  institui a unidade de acolhimento para pessoas  com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no componente de atenção residencial de caráter transitório da rede de atenção psicossocial.


Além de titulares e conselheiros do Comad, foi convidado para esse encontro o superintendente de Direitos Humanos do Governo de Goiás e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Edilson de Brito.

O Conselho Municipal de Entorpecentes foi criado pela Lei n° 7.284, de 23 de março de 1994 e passou a denominar-se Comad que foi renomeado pela Lei Complementar n° 214, de 24 de janeiro de 2011. É um órgão colegiado de caráter consultivo, articulador, deliberativo e normativo das questões sobre drogas em Goiânia.

Serviço
Assunto: Reunião Ordinária do Comad
Data: 11 de abril
Horário: 8h30
Local: Sede da Secretaria Municipal de Defesa Social – Avenida T-1 com T52 Setor Bueno
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 ou 85642529

Autor: Wagner Beltrão

quarta-feira, 4 de abril de 2012

DEFESA CIVIL MUNICIPAL, DEMA E AMMA SE JUNTAM PARA RECUPERAR NASCENTES DA CAPITAL


Ação deve melhorar qualidade da fauna, da flora e da vida urbana, além de compensar os impactos negativos causados pela ocupação indiscriminada dessas áreas

A convite do Delegado Titular da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), Luziano de Carvalho, membros da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) discutiram nesta terça-feira, dia 03, a montagem de uma equipe de trabalho para levantar e propor a recuperação das nascentes localizadas em áreas públicas da capital. 
O objetivo da ação será melhorar a qualidade da fauna, da flora e da vida urbana, além de compensar, em parte, os impactos negativos causados pela ocupação indiscriminada das margens das nascentes.

Luziano de Carvalho lembra que a DEMA já desenvolve várias ações em parceria com a Comdec. “Brevemente estaremos reunidos novamente para acarear as situações levantadas in loco. Essa questão deve ser discutida com o levantamento das nascentes, visando propor uma compensação ou outro instrumento capaz de solucionar definitivamente as condições dessas áreas degradadas há muito tempo e que causam grandes problemas à natureza e à vida das pessoas por elas atingidas”, afirma.

Já o Inspetor Elizeu Lustosa destaca a importância dessa parceria nesses programas ecológicos e afirma que o trabalho ambiental está inserido no plano de contingência da entidade, que é desenvolvido pela Comdec desde a sua criação. 

”Prezamos pela conscientização das pessoas para as necessidades da natureza. É fundamental o envolvimento de vários segmentos da sociedade em prol do meio ambiente para construirmos uma cidade mais agradável e de melhor qualidade de vida”, finaliza o inspetor. Também participaram dessa reunião a delegada adjunta da Dema, Thatiana Barbosa, e o chefe de apoio técnico da Comdec, Cidicley Santana.

Autor: Wagner Beltrão