quinta-feira, 27 de junho de 2013

Secretária de Defesa Social faz balanço das ações realizadas no 1° semestre pela Semdef

A secretária municipal de Defesa Social (Semdef), Adriana Accorsi, reuniu-se com sua equipe, na última segunda-feira(24),  para avaliar as ações realizadas no 1° semestre e definir as próximas para a 2ª metade do ano. 

A assessora de Comunicação, Geralda Ferraz, iniciou a reunião apresentando para todas as diretorias  esclarecimentos e dicas que devem nortear o trabalho de todos no que diz respeito a comunicação, como por exemplo, o uso das redes sociais. Geralda ressaltou as orientações repassadas pela equipe de comunicação da Prefeitura de Goiânia(Secom). Salientou a importância de todos estarem comprometidos com a coerência entre o discurso e a prática, o cuidado e o zelo que devem ter com o órgão enquanto servidor público e a importância de todos estarem em harmonia e consonância com o trabalho realizado pela gestão atual. Logo após cada diretoria falou das ações realizadas pela Semdef. Uma delas a  licitação para o monitoramento eletrônico das principais vias de Goiânia, que de acordo com a assessora técnica, Débora Christina, está na fase final e a empresa ganhadora terá 90 dias para executar o projeto. 

De acordo com a equipe da Diretoria de Políticas sobre Drogas, coordenada pela assessora técnica, Izabela Barbosa, o grupo está trabalhando para a criação do Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas,  realizou o mapeamento de todas as comunidades terapêuticas de Goiânia, que servirá para compor um guia  para a população, com informações sobre os locais de  atendimento às pessoas e as famílias de dependentes químicos, além de outros serviços que reunirão as áreas ligadas a saúde, educação, assistência social e segurança pública. A equipe elencou ainda o trabalho preventivo que vem realizando nas escolas  municipais e mutirões com os projetos, Teatro de Fantoches e Pintando o Sete, este mês envolvidos na campanha "Pipa sem cerol, brincadeira consciente". Finalmente ressaltaram a capacitação dos técnicos e GCMs nos cursos promovidos pelo Centro de Referência da Universidade Federal de Goiás, com o objetivo de formar multiplicadores que deverão atuar no programa "Crack é possível vencer". Até hoje mais de 70 profissionais passaram pela capacitação. Para o segundo semestre,  a equipe  pretende reorganizar o Comad - Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, que deverá ter uma participação maior da sociedade organizada.

Durante a reunião foi citado o trabalho sistemático realizado em Goiânia pela Defesa Civil. Sua equipe tem atuado na vistoria de locais que possam apresentar riscos à população de Goiânia. Com uma frequência cada vez maior, tem realizado um trabalho de fundamental importância para garantir a segurança das pessoas, evitando acidentes de grandes proporções.

Já em relação a Guarda Civil Metropolitana(GCM), a secretária Adriana Accorsi, adiantou que está buscando recursos com o Governo Federal para implantar  o Núcleo de Atenção a Saúde do Guarda Civil Metropolitano, com uma equipe multidisciplinar composta de psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais da área para proporcionar ao GCM apoio integral, uma vez que a atividade que exerce requer um preparo físico e mental para lidar com as situações estressantes do cotidiano. O comandante da GCM, Elton Magalhães, falou da mudança da Corregedoria e Ouvidoria da Instituição para outro espaço, fora dos muros da GCM, com o objetivo de dar mais transparência ao trabalho realizado por estes importantes órgãos. Outra importante ação que está sendo realizada pela equipe de Comunicação da Semdef e GCM é a realização do vídeo institucional da Instituição. O objetivo é que a sociedade conheça os serviços realizados pela Guarda, bem como, saiba onde e a quem  recorrer em caso de necessidade. Outra boa notícia das ações realizadas em prol da Guarda é que o novo fardamento que está sendo confeccionado e em breve será entregue aos GCMs, enquanto o projeto do Plano de Cargos e Salários, está em fase de correção e deve  entrar logo na pauta da Câmara  de Vereadores  para votação.

A secretária Adriana Accorsi, demonstrou muito otimismo ao verificar que as ações planejadas para o 1° semestre estão sendo efetivadas com compromisso e dedicação por toda a equipe, e  pretende intensificá-las no 2° semestre.

Geralda Ferraz - Ascom da Semdef
Foto: DjFox


Sem comentários:

Enviar um comentário