quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mil Guardas Civis Metropolitanos devem passar por formação e atualização até o final do ano


O Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento  - Cefea, da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, divulgou hoje (03/07), o calendário de cursos de aperfeiçoamentos para o 2° semestre deste ano. A diretora do Cefea, Valéria Martins, informou que foi criado um GT – Grupo de Trabalho para pensar a formação e atualização dos integrantes da Guarda, atendendo ao pedido  da secretária de Defesa Social, Adriana Accorsi.
De acordo com levantamento feito sobre o perfil dos Guardas, o GT elencou os temas prioritários, sistematizou as matrizes curriculares dos cursos e foi em busca de parcerias para a efetivação dos mesmos. Dentre os cursos que serão realizados destacam-se: Segurança Pública com Cidadania;  Grupo de Proteção ao Cidadão;  Redação Oficial e  Controle de Distúrbio Civil. As vagas serão disponibilizadas de acordo com o tipo de trabalho realizado pelo Guarda Civil Metropolitano e público atendido.  As turmas terão capacidade máxima de 25 alunos. Os cursos serão realizados em parceria com a Polícia Civil de Goiás, o GOPE (Agência Prisional), Superintendência de Trânsito de Cristalina, Secretaria de Defesa Social – Semdef, Secretaria Municipal de Saúde e Guarda Civil de Aparecida de Goiânia.


O Cefea vinha  cumprindo planejamento  de cursos, que se intensificou com a criação do GT  e do  novo cronograma. O curso Segurança Pública com Cidadania,  teve a sua primeira turma no mês de junho, aconteceu entre os dias 24/06 e 02/07. As próximas edições abordando a mesma temática acontecerão entre os dias 22 e 29 de julho; 09 e 16 de setembro e 14 a 18 de outubro. 
O curso de Controle de Distúrbio Civil será realizado em duas edições:  entre os dias 05 e 09 de agosto e na 2ª quinzena do mês de outubro, já  o  curso para o Grupo de Proteção ao Cidadão, será realizado entre os dias 05 e 30 do mês de agosto e o  de Redação Oficial será realizado entre os dias 12 e 16 do mesmo mês. 
Valéria Martins informou ainda,  que existe uma estimativa  de que aproximadamente mil guardas passem pelo Cefea até o final do ano. O Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento  funciona no prédio da Semdef – Secretaria Municipal de Defesa Social, na Rua T-50, s/n, Setor Bueno.

Direitos Humanos: Os alunos estão tendo pela primeira vez a disciplina de Direitos Humanos, com atenção voltada para os segmentos sociais que estão em condições vulneráveis. Temas como relação de gênero, raça e etnia, pessoas em situação de rua e orientação sexual  estão previstos, uma vez que fazem parte da rotina de trabalho dos guardas nos diferentes espaços.  A introdução da disciplina Direitos Humanos nos cursos de formação e atualização da Guarda Civil Metropolitana, segue tendência  da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp. O objetivo é humanizar cada vez mais o trabalho realizado pelos profissionais de Segurança Pública.

Contatos: Valéria Martins – Diretora do CEFEA/ 3524 4017 ou 4059 ou 4090

Texto:  Geralda Ferraz – Assessoria de Comunicação da Semdef

Fotos: Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário