terça-feira, 5 de novembro de 2013

Centro de Formação capacita guardas civis no curso de pistola de condutividade elétrica

GOIÂNIA NOTÍCIAS


05/11/2013 | 08:28
Curso terá uma carga horária de 50 horas e os instrutores responsáveis pela capacitação são da própria corporação, que agora trabalham como multiplicadores voluntários
Durante toda esta semana, cerca de 40 guardas civis de Goiânia e dos municípios de Formosa, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo participam do curso de Técnicas em Equipamentos Menos Letais, Abordagem Veicular e às Pessoas em Atitudes Suspeitas. Iniciativa ocorre no Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Metropolitana (Cefea).
O objetivo é capacitar profissionais que ainda não possuem o curso de Operador de Pistola de Condutividade Elétrica para atuar nos respectivos municípios. De Aparecida de Goiânia, o aluno-guarda Ribeiro espera, por meio do curso, um preparo na qualidade do serviço, que o ajudará a conhecer melhor a pistola, além da verbalização. Segundo ele, a forma correta na abordagem é muito importante, pois evita um confronto maior.
O curso terá uma carga horária de 50 horas e os instrutores responsáveis pela capacitação são da própria corporação, que agora trabalham como multiplicadores voluntários. Ainda esta semana, a turma participará de aula prática, na qual alunos serão testados com o spray de pimenta e com a pistola elétrica.
Segundo a diretora do centro de formação, Valéria Martins, cerca de mil guardas civis metropolitanos já passaram pelo centro e se qualificaram em vários tipos de curso, entre eles, o Anjos da Guarda, de Defesa Pessoal Feminina, de Direção Defensiva e Evasiva, entre outros.
Grade do cursoConceituação do armamento (Pistola de Condutividade Elétrica e Spray de Pimenta); Regras de segurança na utilização e fundamentos da pistola de condutividade elétrica; Importância da verbalização; Legislação; Normas e procedimentos sobre o uso  progressivo da força; Prática do ciclo de disparo da pistola de condutividade elétrica; Sistema de segurança de armamento; Atitudes táticas de patrulhamento motorizado através de saberes (introdução, as noções básicas de patrulhamento, associados às técnicas de abordagem  através dos conteúdos importantes); Funções e atribuições de cada componente de uma guarnição; Conhecer, praticar e executar com proficiência as técnicas de patrulhamento motorizado; Entender as possíveis situações em que a viatura de patrulhamento motorizado poderá ser empregada; e Conceitos teóricos sobre abordagem e patrulhamento.
Autor: Luiz Galvão, da editoria da Guarda Civil Metropolitana - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Sem comentários:

Enviar um comentário