terça-feira, 19 de abril de 2011

PAULO GARCIA E MARCONI PERILLO CONSOLIDAM PARCERIA ADMINISTRATIVA


Encontro entre prefeito, governador e as equipes de governo estabelece cronograma de ações e projetos conjuntos em áreas distintas. Transporte, Saúde e reforma do Serra Dourada foram destaques da reunião

A consolidação de parceria administrativa entre os governos Municipal e Estadual foi o principal objetivo do encontro, ocorrido na manhã de hoje (19), entre o prefeito Paulo Garcia, o governador Marconi Perillo e suas respectivas equipes de governo. Vinte e dois auxiliares da prefeitura estiveram presentes. Ao lado do governador, 15 secretários de Estado, além do vice-governador, José Eliton, compareceram a reunião realizada no auditório do Paço Municipal. Também participaram do encontro, o presidente da Câmara Municipal, Iram Saraiva, e os vereadores Maurício Beraldo, Geovani Antônio e Anselmo Pereira.

Durante a reunião foram levantadas e discutidas parcerias e ações conjuntas em diversas áreas da gestão pública, como saúde, transporte público, educação, meio-ambiente, segurança pública e outras. Para Paulo Garcia, a reunião dos principais auxiliares do governo Estadual e de todos os secretários municipais é uma clara demonstração de que “essa parceria administrava é extremamente produtiva e profícua para nossa cidade”.

“Tivemos aqui uma conversa longa sobre vários temas que são convergentes e que dependem da união e da parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura”, salientou o governador Marconi. 

Transporte coletivo

O transporte público foi um dos principais temas abordados na reunião. Governos estadual e municipal estão em processo de estudo para implantação de dois novos sistemas de transporte coletivo. Tratam-se do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que fará a ligação do eixo Leste-Oeste (Eixo Anhanguera), e do BRT (Bus Rapid Transit), projeto da Prefeitura que atenderá o eixo Norte-Sul da cidade. “Esses novos sistemas de transportes a serem adotados em nossa cidade serão complementares entre si. As demandas para cada sistema são diferentes. Estudos técnicos mostram que um é mais apropriado para eixo Leste-Oeste e o outro tem resultados mais efetivos no eixo Norte-Sul”, explicou o prefeito Paulo Garcia durante coletiva à imprensa após a reunião.

Segundo Paulo, a diferença básica é que o VLT ou o chamado metrô de superfície, corre sobre trilhos e o BRT, que fará o Eixo Norte-Sul, locomove-se sobre rodas. A capacidade de transporte de passageiros do sistema VLT é maior, por isso ele será usado junto ao Eixo Leste-Oeste, que possui uma maior demanda. Já o sistema BRT possui maior rapidez, portanto, será usado no corredor Norte-Sul, que é uma via de escoamento do trânsito e exigem maior velocidade.

Com relação às ações conjuntas na área do transporte coletivo, Marconi Perillo afirmou que governo do Estado e Prefeitura estão “falando a mesma linguagem”. O governador lembrou inclusive que esse trabalho em conjunto já vem ocorrendo na busca de recursos para esses projetos. "O prefeito esteve com o ministro das Cidades (Mário Negromonte) e disse que achava que recursos provenientes do PAC da deveria contemplar parte do projeto da Prefeitura e parte do projeto do governo do Estado. Eu fui lá e disse a mesma coisa", lembrou Marconi. 

Ao todo, serão disponibilizados em recursos federais para a implantação de cada um dos projetos, o do governo do Estado com o VLT e o da Prefeitura com o sistema BRT, o valor de R$ 215 milhões, totalizando investimentos da ordem de R$ 430 milhões só na área do transporte.

Saúde

A área da saúde também ocupou grande parte das discussões do encontro realizado hoje entre o governador, o prefeito e suas equipes de governo. De acordo com Marconi Perillo, essa área concentra os mais graves problemas enfrentados tanto pela administração pública municipal quanto a estadual.  "É preciso que as Secretarias de Saúde do Estado e do Município debatam formas de trabalharem em conjunto e diminuam as demandas nessa área, levando mais dignidade a quem usa a saúde pública”, ressaltou o governador.

Governador elencou algumas ações que já vem sendo realizada pelos dois governos e podem convergir para a otimização de resultados como, por exemplo, a reconstrução pela Prefeitura da Maternidade Dona Iris, e o Hospital da Mulher, que deverá ser construído em breve pelo governo estadual. Ele citou ainda ações para o tratamento da dependência química, por parte da Prefeitura, com a criação da Secretaria Municipal de Defesa Social, que já está em funcionamento e possui uma superintendência exclusiva para políticas públicas voltadas aos dependentes químicos; e, por parte do governo estadual, o projeto de construção do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq).

UTIs

Ainda sobre saúde pública, uma questão pontual abordada durante a reunião foi a necessidade de criação de novos leitos de UTIs. “Os secretários de Saúde do Município e do Estado já estão conversando sobre a possibilidade de ampliação de leitos de UTIs na cidade. O governo irá oferecer lá no Crer (Centro de Reabilitação Henrique Santillo) um espaço para a criação de mais dois leitos. Iremos também construir na Maternidade Dona Iris mais dois leitos e complementando, com a contratação junto à rede privada, o número de UTIs necessárias. E esse já é um exemplo de ação sincronizada entre Prefeitura e governo do Estado”, afirmou Paulo Garcia.

Serra Dourada

Outro assunto abordado na reunião foi a reforma do Estádio Serra Dourada e a revitalização de toda região de seu entorno, que tem uma preocupação imediata tanto do governo do Estado quanto da Prefeitura, em virtude da partida já agendada para o dia 4 de junho próximo entre Brasil e Holanda. “Nós da Prefeitura nos comprometemos a somar esforços para em um espaço de tempo mais curto possível, e é óbvio antes do jogo, essa região no entorno do estádio esteja toda revitalizada e recuperada”, disse o prefeito. 

Agenda de trabalho

De acordo com o prefeito da capital e o governador do Estado, para que essa parceria administrativa entre as duas gestões se concretize foram propostos um cronograma de trabalho e uma agenda de realizações já na reunião de hoje. “Nós estamos trabalhando pelo bem de nossa comunidade que quer do prefeito de Goiânia e do governador do Estado respostas às suas necessidades e para isso que estamos ocupando esses cargos”, destacou Paulo Garcia.



Autor: Anderson Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário