quinta-feira, 5 de maio de 2011

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL VAI A DIADEMA CONHECER PROJETOS DE SEGURANÇA

Programa Diadema Legal combina ações, como horário fixado por lei para fechamento de bares, e fez da cidade referência nacional pela redução dos índices de criminalidade


O secretário municipal de Defesa Social, Allen Viana, conhecerá neste final de semana os projetos de segurança pública desenvolvidos pelo município de Diadema, em São Paulo. O encontro será nos dias 5, 6 e 7 de maio.

O convite da viagem partiu do secretario de Defesa Social de Diadema, Arquimedes Andrade, que preparou uma programação especial para apresentar todas as propostas, programas e projetos, como o de mediação de conflitos e o trabalho de integração que é realizado pela Guarda Civil Municipal.

"Essa visita é para buscarmos as experiências desenvolvidas pelo município paulista que conseguiu, com ações integradas e inovadoras, reduzir os altos índices de criminalidade na área de segurança e ser referencia nacional no combate a violência", diz o secretário, citando como exemplo o Programa Diadema Legal, que combina ações para busca efetiva de resultados positivos.

No sábado, segundo a programação, Allen Viana conhecerá o Observatório Municipal de Segurança, a Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Diadema e participará das operações integradas de segurança e fiscalização. Também está previsto uma visita ao prefeito de Diadema, Mario Reali.

Programa Diadema Legal 
O Programa Diadema Legal é o responsável pela fiscalização do cumprimento da Lei de Fechamento de Bares e está vinculado à Secretaria de Defesa Social de Diadema. O Programa é composto por um coordenador e 12 fiscais, que se revezam todas as noites desde julho de 2002 e conta com o trabalho integrado das polícias Civil e Militar e da Guarda Civil Municipal para garantir a segurança da equipe.

Essa Comissão é formada por fiscais dos departamentos de Controle Urbano, Tributos Imobiliários, Higiene e Saúde, Controle de Emissão de Ruídos, Abastecimento e Fiscalização. O Programa atende pelo telefone 0800, em que recebe ligações do Disque-Denúncia e demandas dos moradores, encaminhadas para as devidas secretarias municipais.

Todas as noites, a equipe do Diadema Legal percorre 60 quilômetros pelos bairros da cidade. O roteiro é traçado com sigilo absoluto. São, pelo menos, dez pessoas envolvidas em cada abordagem para evitar corrupção e favorecimento. Desde a criação até agosto de 2009, foram notificados 2.814 bares após 23 horas, 287 bares autuados e 19 lacrados pela fiscalização.

Os donos de bares que não obedecem à lei, quando são flagrados pela primeira vez, recebem uma notificação que tem o objetivo de orientar e advertir. Em uma segunda vez, a penalidade é uma multa de 100 Unidades Fiscais de Diadema, que dobra, no caso de reincidência. No caso de um quarto flagrante, o estabelecimento é fechado administrativamente, o que pode ser revertido por uma nova licença após doze meses. Se ocorrer novamente, o fechamento é irrevogável.

Uma licença especial é concedida para estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas para consumo imediato poderem abrir além do horário determinado pela lei. Para isso, é exigida a adoção das seguintes medidas: não estar em local que apresente risco social, manter segurança particular e as dependências com isolamento acústico, além de apresentar o alvará de funcionamento. A licença especial é permanentemente monitorada.



Autor: Wagner Beltrão

Sem comentários:

Enviar um comentário