quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Adriana Accorsi recebe visita dos mestres de capoeira, fundadores do grupo Capoeira Luanda

Mestre Apache, Diretor de Integração Reis, mestre Jelon,
 secretária Adriana Accorsi, José Gomes entre GMFs
A secretária Adriana Accorsi recebeu a visita dos mestres de capoeira Jelon Vieira e Apache em seu gabinete na última segunda-feira(19). Adriana foi presenteada com um berimbau,  e ouviu do grupo e dos  mestres relatos sobre os trabalhos que fazem em prol da inclusão de crianças da periferia.  No último sábado (17)  mestre Jelon, comemorou 50 anos de capoeira com um festival realizado no auditório do Colégio Marista.

Conheça a história do grupo Capoeira Luanda e de mestre Jelon

O Capoeira Luanda nasceu da união de capoeiristas de épocas e experiências diferentes, com a participação efetiva dos professores, instrutores e graduados do mestre Jelon, mestre Guerreiro e mestre Apache. O Capoeira Luanda foi fundado no dia 06 de abril de 2007, depois de um longo processo de estudo e pesquisa sob a direção do mestre Jelon - EUA.

         O Capoeira Luanda tem como objetivo em comum trazer para o mundo da capoeira uma proposta diferenciada no que tange a administração, o processo  pedagógico e metodológico  de  todos os seus integrantes, contribuindo assim para o  desenvolvimento evolutivo do Capoeira Luanda.

             A razão do nome Luanda é uma homenagem ao mestre Eziquiel Martins (mestre do mestre Jelon), que fundou em 1963 o Grupo Luanda de Capoeira em Salvador, na Bahia-Brasil. Também, o nome foi inspirado no significado do nome Luanda, que quer dizer “a junção da Lua e da Terra” no dialeto Yoruba  e  “Paz e Terra imaginária” no dialeto Bantu. Luanda, como sendo a capital de Angola, teve o porto mais importante na época da escravidão e do Mercado de Africanos trazidos como escravos para as Américas. Luanda era a cidade onde os Africanos davam seu último adeus à África. Então, foi desse Mercado de Escravo que iniciou a riqueza da Cultura Africana no Brasil.

             O Capoeira Luanda trata-se de uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que busca atuar na divulgação e promoção da Capoeira e culturas afro-brasileiras, trabalhando também na formação de uma consciência junto a criança e ao adolescente, contribuindo para o desenvolvimento psicossocial positivo, através dos princípios e movimento da Capoeira. Partindo da perspectiva da capoeira como uma forma de valorização das manifestações da cultura popular brasileira, rica em significados e possibilidades. Esta associação se justifica pela importância que este esporte possui numa grande ajuda no processo educacional.

           O Capoeira Luanda é constituído por alunos iniciantes, alunos graduados, instrutores, professores, contramestres e mestres. É dirigido pelo mestre Jelon Vieira e em segunda estância pelo conselho de contramestres e professores. Nosso objetivo é divulgar e procurar desenvolver todos os aspectos da Capoeira. Já estamos presente em oito países: Brasil, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Holanda, França, Itália e Espanha.

              O Capoeira Luanda tem como filosofia divulgar, desenvolver e expandir a Arte-Luta Capoeira no Brasil e no Mundo, priorizando o desenvolvimento técnico e teórico de seus integrantes, enfatizando a valorização pessoal e profissional e acima de tudo a lealdade, respeito e a valorização pelo ser humano.

  MESTRE JELON
 Mestre Jelon Vieira fundador do Capoeira Luanda, nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, em 1953. Aos 10 anos de idade começou a treinar Capoeira Angola, com o mestre Emérito e posteriormente com mestre Bobô. Em 1969 conheceu mestre Ezequiel com quem aprendeu Capoeira Regional , tendo a honra de treinar na academia do mestre Bimba.

     Em 1972 ingressou no  “Viva Bahia”, dirigido pela Professora Emilia Biancadi de Ferreira, ocasião em que também aprendeu as danças Folclóricas da Bahia. Em 1974, durante uma tournée de três meses do  “Viva Brasil“, viajou para a Europa com mestre João Grande, mas resolveu deixar a companhia, fixando-se em Paris ,e, em seguida, se mudou para Londres, com o objetivo de desenvolver um trabalho com a capoeira.

     Em 1975 foi convidado para realizar um show nos Estados Unidos, e resolveu ficar em Nova Iorque. Seus primeiros trabalhos foram nas escolas públicas do Bronx aonde, pela primeira vez, conheceu o Break Dance .  Em 1982 ingressou na “New York University” com o objetivo de aprimorar seu inglês. Em 1980 fundou a “The Capoeira Foundation, Inc.” e em 1993 a “Fundação Ilé Bahia de Santo Antonio” no Texas, organizações que têm como objetivo a divulgação da cultura afro-brasileira nos Estados Unidos. Teve como seus alunos: Pelé, Wesley Snipes e Eddie Murphy. EM 1993, após regressar ao Brasil, fundou o “Instituto de Artes Urbana da Bahia”, sediado em Salvador, que visa realizar um trabalho de cunho social.   

No momento, desenvolve essas atividades na Boca do Rio, Salvador e Encarnação de Salinas, Bahia. Como coreógrafo, Jelon colaborou com famosos compositores, entre eles: Marcelo Zarvos, Ramiro Musoto, Caetano Veloso, Tote Gira e Ciro Batista. Atualmente coordena o trabalho em duas Escolas Publicas a KIPP AMP Academy em Brooklyn, NY e a Hoggetowne Middle School, em Gainesville, FL., tendo a Capoeira como tema principal no currículo dos alunos. De 1982 a 1994 foi instrutor convidado no “Timothy Dwight College” na Universidade Yale, e de outros Colégios e Faculdades americanas, alem disso mestre Jelon foi convidado a participar de muitos programas de TV em diversas emissoras americanas, recebendo inúmeras condecorações, prêmios e bolsas. No ano de 1990 entrou para o “Hall of Fame International” (corredor da fama) de Artes Marciais (ele foi um dos 20 mestres de artes marciais escolhido por Wesley Snipes para receber o titulo de "Mestres do Século 20" em 2000), e recebeu inúmeras condecorações, e prêmios e bolsas do National Endowment for the Arts, New York State Council for the Arts, New York Foundation for the Arts, Rockefeller Foundation, Meet the Composer International Project, Lila Wallace Read Digest Foundation, Jerome Foundation e do Prefeito de New York Rundolph Julian, que declarou 12 de junho de 1995 "Capoeira Day", para comemora os 20 anos de Capoeira nos EUA, incluindo uma citação da Commisioners Court of Tarrant County, Texas, e outra da Câmera dos Vereadores da Prefeitura de Cleaveland, Ohio. Serviu em panéis do NEA e Dance Critics' Association e foi membro do Board of Trustee of Dance/USA. Também, no ano de 1990 entrou para o Hall of Fame International (corredor da fama) em Artes Marciais. Este ano recebeu o premio do Folk Culture to Life para realizar pesquisas sobre a Capoeira no Brasil, e foi indicado pra receber o premio "Tesouro Nacional dos EUA" (o segundo mais importante concedido pela Casa Branca). Mestre Jelon será o segundo capoeirista a receber essa condecoração, sendo que o primeiro foi mestre João Grande.


     Finalmente pelo seu papel como proponente e mestre de uma forma de arte de importância única histórica e cultural, mestre Jelon foi incluído em vários textos de numerosos acadêmicos, entre outros Professores Robert Ferris Thompson da Universidade Yale, foi o tema de um documentário pelo cine astra e diretor Warrington Hudlin.. Em 1999 Jelon entrou no Hall of Fame da prefeitura de Nova York, tendo seu nome permanente no Museu da Cidade.

Fonte: Blog Capoeira Luanda
Foto: Geralda Ferraz

Sem comentários:

Enviar um comentário