quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Integrantes do Programa Anjos da Guarda participam da Jornada Goiana de Prevenção ao Uso de Drogas


Integrantes do Programa Anjos da Guarda, da Secretaria Municipal de Defesa Social - Semdef, participou na última terça-feira(04), durante todo o dia, no Centro de Convenções de Goiânia, da Jornada Goiana de Prevenção ao Uso de Drogas. A jornada que contou com a participação de mais de 300 pessoas, teve programação durante todo o dia. 

Na parte da manhã, após a mesa de abertura, na 1ª mesa de trabalho, o secretário nacional de políticas sobre drogas, Vitore André Zilio Maximiano, expôs a situação brasileira em relação aos drogas e os programas que o Governo Federal vem implantando em todo o Brasil. Após, foi a vez do presidente  do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, Aloísio Andrade, falar sobre o problema das drogas numa perspectiva psicossocial e por último a professora, Maria Sônia França, vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, que  falou a respeito da importância da prevenção entre as crianças e os jovens, sobretudo,  da educação de valores e do papel dos educadores/professores nesse resgate desses valores.
Na 2ª mesa de trabalho, falaram o representante da Federação Espírita de Goiás, Eurípedes Cipriano Mota, a secretária estadual da Educação, Luísa Helena Silva de Miranda e a Presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Adriana Accorsi, que falou das ações do COMAD e da sua importância na implantação de políticas e ações de prevenção e enfrentamento às drogas. Accorsi, falou da sua experiência à frente da Secretaria Municipal de Defesa Social - Semdef, com a implantação de dois programas, o Anjos da Guarda e o programa do Governo Federal, Crack é Possível Vencer. 
No período da tarde, as experiências de programas existentes no estado de Goiás e das comunidades terapêuticas foram expostas, momento em que o programa Anjos da Guarda, foi representando por um dos seus integrantes, Robson Caldeira, que explanou sobre a implantação do mesmo nas escolas, a metodologia adota pelo programa e o público atendido por ele, que são crianças de 05 a 12 anos de idade. Caldeira ressaltou que o programa promove através de quatro encontros anuais, oficinas lúdicas que ressaltam os valores humanos, com reflexões que levam as crianças a despertarem para a importância da qualidade de vida. O programa Anjos da Guarda prevê atender no ano de 2014, mais de 4,5 mil atendimentos nas escolas de Goiânia.
Texto: Geralda Ferraz
Fotos: Programa Anjos da Guarda

Sem comentários:

Enviar um comentário